Com a seleção fora dos Jogos de Paris, os fãs do basquete feminino brasileiro precisarão esperar mais um pouco para ver Kamilla Cardoso e companhia nas quadras olímpicas .
Durante evento da Corona Cero, patrocinadora global das das Olimpíadas, Hortência Marcari falou ao iG Esporte sobre a ausência da seleção brasileira em Paris. Criticando a gestão do ciclo atual da equipe, a "Rainha do Basquete" explicou o cenário se desenhando para uma grande oportunidade para começar um novo ciclo e apontou a "solução" para o futuro.
"Olha, eu jamais vou criticar as jogadoras, porque eu acho que o material humano a gente tem. Eu acho que precisa um pouquinho melhor a gestão do basquete feminino. Não estou gostando de como está sendo feito. Eu acho que agora é uma grande oportunidade de começar um ciclo novo, mas não é um ciclo para daqui quatro anos, mas é um ciclo para daqui três olimpíadas, duas até, quem sabe, terceira olimpíada", disse.
"Eu acho que é um projeto para médio a longo prazo, começar desde a categoria de base, pegar essas meninas e começarem a botar no mundo para jogar, para ter experiência, para que daqui um tempo essas jogadoras possam dar muitas alegrias para nós, mas para isso você tem que ter dinheiro, e para você ter dinheiro você tem que ter um bom projeto, então se você não tem um bom projeto você não vende ele, o que está faltando de repente é um projeto bacana de médio a longo prazo", completou Hortência.
O impacto de Kamilla Cardoso na WNBA e no basquete feminino, foi destacado recentemente. Ao comentar sobre ela, Hortência exaltou a brasileira, mas citou a importância de que haja um fortalecimento na seleção brasileira para que a pivô e a equipe sejam potencializadas.
"Eu gosto muito dessas jogadoras (do Brasil), principalmente a menina que está jogando na WNBA (Kamila), mas eu acho que não adianta ter só duas ou três jogadoras, nós temos que ter jogadoras porque embaixo do garrafão nós estamos muito fortes, essas meninas são muito fortes, agora precisa ter jogadoras em cima que dêem suporte para essas meninas que são muito boas. Nós temos um problema aí, entendeu? Temos que resolver esse problema. E a gente só vai resolver daqui 4, 5, 6 anos", destacou.
Hortência é um dos rostos da campanha da Corona Cero, patrocinadora global das Olimpíadas, que destaca a importância dos momentos de ouro de grandes atletas brasileiros que não conquistaram a tão sonhada medalha dourada nos Jogos. Ao lado da medalhista de prata em Atlanta, 1996, estão: Daiane dos Santos, Gustavo Borges, Virna Dias, Vanderlei Cordeiro e Oscar Schmidt.
Juntamente com os outros cinco ex-atletas olímpicos homenageados na campanha, Hortência marcou presença no evento realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (16).
Veja abaixo a galeria de fotos de Hortência Marcari, a Rainha do Basquete: