
Quando, no basquete, o saldo de pontos é um fator importante para a classificação ou não para a fase seguinte, coisas improváveis podem acontecer. E aconteceu exatamente nesta sexta-feira, quando um jogador da Geórgia tentou fazer uma cesta contra. E ainda errou.
A Geórgia precisava vencer as Filipinas por, pelo menos, 19 pontos para avançar no Pré-Olímpico . Faltavam 2,8 segundos, no último quarto, quando o pivô Goga Bitadze pegou o rebote do lance livre filipino e tentou uma enterrada na mesa tabela. Não acertou.
A vitória georgiana por 96 a 94 se confirmou, classificou os derrotados e eliminou os vencedores da partida. A ideia de Bitadze? Marcar dois pontos e vencer a partida na prorrogação, aí sim, buscando a margem necessária para a classificação. Ainda teria de contar com a improvável interpretação da arbitragem de que a certa contra não foi intencional.
Com o resultado, o as Filipinas encaram a Seleção Brasileira, que perdeu para Camarões, mas avançou à semifinal em primeiro lugar no grupo. Os camaroneses encaram a Letônia, dona da casa.







