Há 35 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a França vive uma grande preocupação. Segundo o prefeito regional, Marc Guillaume, o nível de poluição no Rio Sena ultrapassa os limites previstos.
O Rio Sena será utilizado para a realização de competições de triatlo e maratona aquática. Segundo as autoridades, as más condições meteorológicas é a principal razão para o aumento das concentrações de coliformes fecais no rio.
"Até o momento, as amostras colhidas no Sena não correspondem aos padrões", disse o prefeito regional.
"A qualidade da água continua piorando em consequência das condições hidrológicas e meteorológicas desfavoráveis: chuva, vazão intensa, poucas horas de sol, temperaturas abaixo do normal", completou a autoridade local.
Até o momento, ainda não é discutido a possibilidade de alteração de local, mas a preocupação é evidente, e novas avaliações devem ser feitas pelo comitê olímpico nos próximos dias.
O nível de E-Coli (bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos) no mês de junho superou 1.000 unidades formadoras de colônia (UFC) para cada 100 ml. Esse é o limite máximo aceito nas maratonas aquáticas.
Veja abaixo galeria de fotos da Tocha Olímpica: