Lewis Hamilton chegou ao Brasil se sentindo em casa. Com sorrido largo no rosto, não escondeu o prazer de voltar ao país um ano após se tornar cidadão brasileiro, depois de ter emocionado Interlagos ao levantar a bandeira do Brasil na vitória em 2021.
A referência a Ayrton Senna, seu maior ídolo, é mais um capítulo da aproximação entre o heptacampeão do mundo e a torcida brasileira. Entretanto, a relação já foi estremecida, após Hamilton "tirar" o título do Felipe Massa em 2008, em pleno Interlagos.
"Depois correr contra um brasileiro e ganhar um campeonato contra ele, eu me senti como se fosse o inimigo público número um por um tempo. E eu sei que não foi fácil naquele fim de semana, mas, você sabe, ele lutou tão bem e foi uma grande batalha", disse o britânico, em coletiva de lançamento de um novo óleo da Petronas nesta semana.
"Estou muito grato pelo amor e apoio que tive aqui ao longo dos anos. Acho que vir aqui em 2007 foi a minha primeira vez. Eu lembro de estar tão animado quando desembarquei e quando cheguei na cidade, lembro de sentir essa presença do Ayrton. Foi uma experiência muito, muito estranha para mim, porque acabei de crescer e estar com esse sonho há tanto tempo, e poder fazer algo parecido com o Ayrton, poder imitar esse homem que eu nem conhecia, e chegar aqui e ver o amor, o quão íntegro ele é para a história do país. Correr na pista como ele foi fenomenal".
Hamilton voltou a dizer querer ter mais convivência com o Brasil e que tem planos para retornar ao país em férias. Ele ainda brincou sobre a possibilidade de aprender português e, quem sabe, conquistar uma namorada brasileira.
"Espero muito poder representar vocês da melhor forma, todos os valores deste lindo país, e em algum momento, tenho que aprender português, mas acho que preciso vir morar aqui para poder fazer isso, ou arrumar uma namorada brasileira, talvez. Sim, mas cada vez que eu voltar, vou tentar e aprender mais sobre a cultura", declarou.
O heptacampeão terá um desafio complicado em Interlagos neste fim de semana. Na terceira colocação no campeonato, Lewis Hamilton terá que tirar 20 pontos de diferença para o segundo, Sérgio Perez (RBR), para se manter na disputa pelo vice-campeonato.
Ao ser questionado sobre a disputa, o piloto da Mercedes afirmou estar trabalhando para alçar o "o máximo que a equipe conseguir no campeonato".
"Claro que eu escolheria o Brasil. Em 2021, foi uma das maiores corridas da minha vida. Tendo observado Ayrton ao longo dos anos, foi muito surreal ter essa experiência. Nosso foco agora é trabalhar juntos. George e eu temos trabalhado muito duro com todos da equipe para chegar o mais alto que pudéssemos no campeonato", disse.
"Para nós, apesar de termos começado com um carro muito difícil, para não estarmos tão atrás [na classificação de construtores], bem, em termos de pontos estamos muito atrás [da RBR], mas sendo o segundo lugar e competindo com a Ferrari"
O primeiro treino livre está marcado para às 11h desta sexta-feira (3). O treino classificatório para domingo também acontece nesta sexta, às 15h.
No sábado (4), os pilotos voltam à pista às 11h30 para a classificação da Corrida Sprint, com o evento marcado às 15h.
As 71 voltas na corrida de Interlagos será no domingo (4), a partir das 14h.