No último dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional dos Surdos, uma data de extrema importância para a conscientização e inclusão da comunidade de surdos no Brasil. Em homenagem ao dia, a Liga Tênis 10, movimento em prol do crescimento do tênis no país, irá realizar um evento de inclusão, em parceria com a Secretária Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, no dia 8 de outubro (domingo), no Clube Monte Líbano.
O evento ocorrerá das 15h às 18h e visa promover a integração e a inclusão de crianças surdas, com idades entre 5 e 14 anos, juntamente com crianças ouvintes. A interação entre as crianças será mediada por profissionais especializados em língua de sinais (Libras), colocados à disposição pela Liga Tênis 10.
A ideia de celebrar o Dia Nacional dos Surdos veio de Bruna Assemany, CEO da Liga. Embora não seja deficiente auditiva, Bruna é filha de pais surdos e engajada com a comunidade, trazendo uma perspectiva sensível e comprometida com a promoção da inclusão. Ela acredita que o esporte pode ser uma ferramenta poderosa neste processo.
- É um privilégio poder contribuir para a inclusão das crianças surdas e promover a quebra de estereótipos dentro do esporte. Minha história pessoal, sendo filha de pais surdos, reforça meu compromisso por esta causa. Acredito que a prática do tênis pode ser um agente poderoso de inclusão. Estamos ansiosos para proporcionar um evento inesquecível para todas as crianças envolvidas – destacou Bruna Assemany
O movimento Liga Tênis 10, criado há 8 anos, já realizou mais de 30 torneios de tênis para crianças e workshops para treinadores com a finalidade de incentivar a prática e buscar o crescimento do esporte no Brasil. Com passagens por países europeus como Áustria, Eslovênia e Londres, o movimento também já passou por cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Anapólis, além do Rio de Janeiro.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.