Ana Moser é escolhida por Lula como nova Ministra do Esporte
Reprodução/Instagram
Ana Moser é escolhida por Lula como nova Ministra do Esporte

Após quatro anos sem o Ministério do Esportes, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser foi escolhida pelo presidente eleito Lula como a nova Ministra do Esporte. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (29), junto com a  divulgação oficial dos representantes dos ministérios do novo governo.

Criado em 1995 no governo de FHC, essa é a primeira vez que uma mulher assume a pasta, como também a primeira vez de um ex-atleta do vôlei. A primeira pessoa a comandar o cargo foi o rei do futebol, Pelé.

Veja galeria de fotos de Ana Moser:

Medalhista olímpica, Ana Moser conquistou o bronze com a seleção de vôlei nos Jogos de Atlanta (1996). Além de suas conquistas dentro de quadra, a ex-atleta é conhecida por seu posicionamento político. 

Em 2020, durante entrevista ao programa 'Pequeno Grande Círculo, da 'SporTV', Moser comentou o caso da atleta Carol Solberg. Jogadora de vôlei de praia, Solberg é filha de Isabel Salgado, ex-atleta de vôlei de praia e quadra e que inclusive, era o principal nome de Lula para assumir o cargo de ministra. Porém, Isabel faleceu em novembro deste ano, em decorrência de complicações de uma infecção respiratória.

Na ocasião acima, Ana falou sobre o fato de Carol Solberg ter sido punida pela Conferação Brasileira de Vôlei por falar 'Fora Bolsonaro', durante entrevista pós-jogo ao vivo. Moser ressaltou a importância do posicionamento político de atletas. 

"A participação dos atletas [em posicionamentos sócio-políticos] é importante para várias causas. Símbolos como a Carol Solberg são importantes. A discussão, mais do que se ela podia ou não falar, era porque tinha um contrato de ética, que a obrigava a certas coisas. Na verdade, se não assinassem [o contrato], não jogam, não existem. Discussão que não faz sentido. A discussão é esse código de ética e a participação dos atletas. E você tem o amadurecimento da participação [política] dos atletas, cada vez melhor e em atletas que ainda estão em atividade", comentou.

Entre  em nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!