A Seleção Feminina de Vôlei
está nas semifinais da Liga das Nações
. Após partida acirrada, o Brasil
conseguiu superar o Japão
na manhã desta quarta-feira (13), por 3 sets a 1, e avançou mais uma etapa na fase final da competição, disputada em Ankara, Túrquia.
As parciais do jogo (29/27, 28/26, 20/25, 25/14) não escondem a missão árdua que foi a vitória do time comando por Zé Roberto Guimarães . Os dois primeiros sets foram resolvidos apenas nos últimos pontos, com o Japão chegando a abrir 5 pontos de diferença do time brasileiro. Após o susto e derrota no terceiro set, o Brasil entrou na quarta e decisiva parcial disposto a vencer e dominou do início ao fim.
A ponteira e capitã da Seleção, Gabi Guimarães foi a principal pontuadora da partida tendo marcado 23 pontos de ataque, seguida pela oposta Kisy Nacimento com 20. Em coletiva para a Federação Internacional, Gabi disse estar orgulhosa do time e comentou sobre a energia necessária para a próxima fase.
"Eu estou muito orgulhosa do meu time. Nós saímos atrás e viramos nos dos primeiros sets. Nós perdemos o terceiro e falamos: 'vamos manter a energia, respirar fundo e dar tudo o que temos no quarto'. E foi isso que isso fez a diferença. Essa é a energia do Brasil e a gente precisar levar ela para as semifinais agora também", disse Gabi.
O Brasil
teve uma campanha de dez vitórias e apenas duas derrotas na primeira fase da Liga das Nações. Com 29 pontos, ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás somente dos Estados Unidos, atual campeão olímpico. O Japão
, por sua vez, foi o quinto colocado com 25 pontos, após um retrospecto de oito vitórias e quatro derrotas.
Agora, a seleção brasileira aguarda o vencedor de Estados Unidos e Sérvia para saber quem enfrentará na próxima fase. A semifinal ocorre no próximo sábado (16).