Ashleigh Barty
Instagram
Ashleigh Barty

A australiana Ashleigh Barty, número 1 no ranking da WTA, surpreendeu o mundo do tênis nesta terça-feira ao anunciar sua aposentadoria do esporte aos 25 anos. A tenista é vencedora de três Grans Slams na carreira e estava invicta na temporada.

"Hoje é um dia difícil e emocionante para mim, pois anuncio minha aposentadoria do tênis", declarou em vídeo em sua conta no Instagram. "Sou muito grata por tudo que este esporte me deu e saio orgulhosa e realizada. Obrigada a todos que me apoiaram ao longo do caminho. Sempre serei grata pelas memórias que tivemos juntos", completou. 

Barty afirmou que dará mais informações em coletiva de imprensa nesta quarta-feira. A australiana, que chegou ao topo do ranking pela primeira vez em 2019, tem três títulos de Grand Slam de simples, em Roland Garros (2019), Wimbledon (2021), e na Austrália, em janeiro, quando deu fim a um longo jejum de tenistas anfitriões sem o título em simples. Além disso, tem um troféu de duplas, no US Open-2018, ao lado da americana Coco Vandeweghe.

Ausências nos EUA

Ao todo, a australiana liderou o ranking por 120 semanas, o sétimo maior período da história – Steffi Graf é a recordista, com 377 semanas. Barty está invicta nesta temporada, com 11 vitórias seguidas no WTA 500 de Adelaide e no Australian Open. Recentemente, ela havia anunciado que não disputaria os WTA 1.000 de Indian Wells e Miami porque não se sentia competitiva para a disputa dos torneios.

Leia Também

"Eu não acredito que esteva no nível necessário para vencer esses eventos", disse em 3 de março. "É uma pena que eu não possa competir, mas meu foco é recuperar o meu corpo", completou na ocasião.

Mensagem em vídeo

Na mensagem de vídeo divulgada nesta terça-feita com sua amiga próxima e ex-parceira de duplas Casey Dellacqua, Barty disse estar "agradecida por tudo que esse esporte me deu".

— Estou tão feliz, estou tão pronta e sei, no momento, em meu coração, que isso é o certo. Estou muito agradecida por tudo que o tênis me deu, me deu todos meus sonhos e mais. Mas eu sei que agora é a hora certa para eu me afastar e perseguir outros sonhos e largar as raquetes. 

No final do ano passado, ela ficou noiva do namorado de longa data Garry Kissick, que estava sempre presente na quadra quando ela jogava e muitas vezes postava mensagens de apoio nas mídias sociais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!