Marco Melandri
Reprodução / Instagram
Marco Melandri

O ex-piloto italiano de MotoGP Marco Melandri admitiu ter contraído o novo coronavírus de propósito para estar "dentro das regras" sem precisar se vacinar.

Veja abaixo galeria de fotos de Marco Melandri:


Em entrevista ao site MOW, Melandri disse que precisava trabalhar e que a vacina não era uma "alternativa válida" - na Itália, apenas curados da Covid há menos de seis meses ou vacinados contra a doença podem entrar em lugares como restaurantes, cinemas, academias, piscinas, eventos esportivos e transportes públicos.

"Eu peguei o vírus porque busquei pegá-lo e, ao contrário de muitos vacinados, tive um trabalho tremendo para me infectar. Fiz de propósito para poder estar dentro das regras ao menos por alguns meses", contou o ex-piloto de MotoGP.

Em seguida, ao ser questionado se não seria mais simples se vacinar, Melandri apelou para as fake news. "Até que se prove o contrário, essa continua sendo uma vacina experimental e com um mecanismo diferente em relação a todas as vacinas do passado, ligado ao mRNA. Quem fica doente está muito mais seguro depois. Testei positivo sem nem perceber que tinha alguma coisa", disse.

A Itália já aprovou quatro vacinas contra a Covid, sendo que duas delas - Pfizer e Moderna - utilizam RNA mensageiro (mRNA), que nada mais é do que uma sequência genética sintética que instrui as células humanas a produzir a proteína spike, espécie de coroa de espinhos que reveste o coronavírus Sars-CoV-2.

Leia Também

Ao perceber a presença dessa proteína no organismo, o sistema imunológico fabrica os anticorpos que, mais tarde, servirão para evitar a manifestação da Covid-19. Ao contrário do que os antivax costumam divulgar, o mRNA não altera o DNA humano.

Além disso, outras duas vacinas em uso na Itália - AstraZeneca e Janssen - utilizam um método mais tradicional: adenovírus inativados com sequências genéticas que codificam a proteína spike.

Segundo Melandri, as autoridades estão "explorando essa coisa das vacinas para colocar uns contra os outros". "As pessoas são convencidas de que o problema é causado por aqueles que não levaram a injeção, que são um percentual muito pequeno que, certamente, não pode influenciar naquilo que está ocorrendo", declarou.

Pouco mais de 20% da população da Itália não tem nenhuma cobertura vacinal contra a Covid, incluindo mais de 5 milhões de pessoas a partir de 12 anos, das quais cerca de 2 milhões têm mais de 50, faixa etária para a qual a imunização é obrigatória.

Um estudo divulgado neste sábado (15) pelo Instituto Superior de Saúde (ISS) mostra que a chance de internação de não vacinados em UTIs é quase 40 vezes maior do que a de pessoas imunizadas com a dose de reforço, enquanto a possibilidade de óbito é 30 vezes maior.

Hoje com 39 anos, Melandri disputou nove temporadas na MotoGP e foi vice-campeão em 2005, pela Honda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!