Rafael Nadal
ATP/DIVULGAÇÃO
Rafael Nadal


Os vencedores do Laureus World Sports Awards 2021 foram anunciados em uma cerimônia de premiação digital, em Sevilha. Os destaques foram o quarto Prêmio Laureus para Rafael Nadal e o segundo Prêmio Laureus para Naomi Osaka .

Você viu?

Além de homenagear os grandes desempenhos esportivos de 2020, apesar da disrupção da pandemia do coronavírus, um novo prêmio foi concedido em reconhecimento ao impacto mais amplo dos atletas na sociedade: Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, foi eleito o vencedor do primeiro Laureus Athlete Advocate of the Year Award por seu envolvimento na luta contra o racismo.

O astro do futebol egípcio Mo Salah, do Liverpool, foi homenageado com o prêmio Laureus de Inspiração Esportiva em distinção de sua contribuição singular ao longo de muitos anos para os necessitados e menos afortunados.

Este ano, devido à constante incerteza sobre viagens e contato social, o evento do Prêmio Laureus foi realizado em um novo formato digital, substituindo, assim, a cerimônia de premiação tradicional. Alinhado com o enfoque da Laureus no ‘Sport for Good’, o Laureus World Sports Awards 2021 narrou as histórias inspiradoras de pessoas que se empenharam intensamente no combate à pandemia e destacou a atuação de esportistas que se valeram de suas posições de influência para causar um impacto significativo em questões e conflitos que vão muito além do esporte.

O tênis levou os dois principais prêmios individuais, com o espanhol Rafael Nadal conquistando o Laureus World Sportsman of the Year Award após seu 13o título do Aberto da França – quando igualou a marca de 20 Grand Slams de Roger Federer – e Naomi Osaka, que venceu o US Open pela segunda vez, conquistando o Laureus World Sportswoman of the Year Award. Em Flushing Meadows, a tenista japonesa fez uma declaração poderosa em apoio à campanha ‘Black Lives Matter’, usando máscaras faciais em suas partidas com os nomes de afro-americanos mortos nos últimos anos.


Nadal, que ganhou o Breakthrough Award de 2006, o Sportsman Award de 2011 e o Comeback Award de 2014, disse: “Quero agradecer, do fundo do meu coração, à Laureus Academy. Quanto aos demais esportistas que concorreram comigo, simplesmente incríveis: eles provavelmente merecem o troféu da mesma forma que eu, mas este ano foi a minha vez e não posso estar mais feliz.

“Vencer o Aberto da França e chegar ao meu 20o título de Grand Slam, empatando com Roger Federer, foi um momento inesquecível. Significa muito alcançar meu grande rival, que também é meu grande amigo. É realmente especial, principalmente depois de toda a história que tivemos juntos dentro e fora das quadras.”

“A pandemia que estamos enfrentamos é algo sem precedentes, e quero enviar uma mensagem de apoio a todas as famílias que sofreram ou perderam alguém.”

Enquanto Osaka, vencedora do Laureus Breakthrough Award em 2019, revelou: “Já vi várias jogadoras que admiro ganharem este prêmio [Sportswoman], então significa muito alcançá-lo hoje. Estou muito feliz em recebê-lo; isso realmente significa muito para mim.

“Quanto ao meu ativismo na quadra, acho importante usar minha voz. Eu sinto que muitas vezes sou reservada demais e acabo me preocupando com o que as pessoas pensam de mim... Mas se você tem uma plataforma, é muito importante usá-la. Quero chegar lá na frente, no futuro, com a certeza de ter ajudado ou sensibilizado o maior número de pessoas possível e, espero, como uma pessoa melhor.”


O Bayern de Munique, que conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões da UEFA, Bundesliga e Copa da Alemanha) sob o comando do novo técnico Hansi Flick, ficou com o Laureus World Team of the Year Award. A última vez foi em 2014. O Bayern se tornou o primeiro time a vencer a Liga dos Campeões com um recorde de 100% de aproveitamento. Uma de suas “vítimas” foi o outrora poderoso FC Barcelona, derrotado por um placar de 8 a 2.

Além de ser um dos artilheiros mais fenomenais do futebol, Mo Salah provou ser um grande apoiador de inúmeras causas, incluindo muitas delas em sua cidade natal, Nagrig, no Egito. Ele é um potente defensor da igualdade das mulheres no Oriente Médio e foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

O vencedor do prêmio Laureus de Inspiração Esportiva, Mo Salah, disse: “Estou muito orgulhoso de ter sido escolhido pela Laureus Academy para este prêmio de Inspiração Esportiva. 2020 foi um ano muito difícil, em tantos níveis e para tantas pessoas ao redor do mundo. Alguns de nós fomos mantidos longe de nossa família e amigos, e outros até perderam seus entes queridos. Precisamos aprender com essa experiência, apoiar uns aos outros e dar o melhor de si em olhar para frente.”

“Muitas vezes, os jogadores de futebol ganham prêmios e automaticamente agradecem aos nossos torcedores. Desta vez, vou dedicar este prêmio não apenas aos nossos fãs, mas a todos os outros fãs de esportes ao redor do mundo. O ano que passou foi um lembrete muito severo do fato de que esporte, incluindo o futebol, não é nada sem torcedores. Todos no mundo do esporte podem ser substituídos, os fãs não. Vou terminar com essa nota. Mais uma vez, muito obrigado.”

O snowboarder canadense Max Parrot foi um dos vencedores mais comoventes da noite. Ele recebeu o Laureus World Comeback of the Year Award depois de lutar contra o câncer para conquistar medalhas de ouro nos X-Games.

Patrick Mahomes, de apenas 24 anos, levou o Laureus World Breakthrough of the Year Award por conduzir o Kansas City Chiefs, em 2020, à sua primeira aparição e conquista do Super Bowl em 50 anos.Fora das quatro linhas, o camisa 15 dos Chiefs apoia 15 projetos comunitários voltados a crianças com sua fundação ‘15 and the Mahomies’. Ele também estava à frente do grupo de atletas da NFL que fez uma petição à liga para examinar seu comportamento e atitudes em relação ao racismo e protesto político.

O novo Laureus Athlete Advocate of the Year Award foi entregue ao heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, por seu apoio firme e contundente à justiça racial. Em cada um dos Grandes Prêmios, além de se ajoelhar como forma de protesto, o piloto britânico usava um capacete com a inscrição ‘Black Lives Matter’ e um macacão de corrida preto. Os carros Mercedes-AMG Petronas também foram pintados de preto, uma forma de demonstrar o compromisso da equipe com a diversidade.

Hamilton, duplamente vencedor do prêmio Laureus (Breakthrough em 2008 e do prêmio Sportsman of the Year no ano passado, este junto com Lionel Messi), fez a seguinte declaração:

“Um grande obrigado à Laureus World Sports Academy por me presentear com este prêmio incrível. O ano passado foi surpreendentemente difícil para muitos, mas também foi encorajador ver o poder de nossas vozes coletivas desencadear novas conversas e mudanças. O impacto de cada um de vocês que se levantou é tão inspirador, então quero agradecer você. Por favor, continue lutando, continue emanando sua luz.”

“A ascensão global para abordar o problema de longa data do racismo sistêmico e da desigualdade em nossa sociedade foi monumental, mas devemos continuar a lutar. Todos devemos nos ver como responsáveis por fazer mudanças positivas em nosso mundo e nos responsabilizar, para que as promessas do ano passado se transformem em ação. Eu realmente acredito que juntos chegaremos lá, E então me junto a você enquanto seguimos avante. Envio a vocês só amor e positividade, protejam-se. Obrigado.”

A gigante do tênis Billie Jean King, que conquistou 39 títulos de Grand Slam e sempre defendeu a igualdade de gênero – tendo sido, inclusive, uma das primeiras atletas a lutar pela igualdade e justiça social –, foi homenageada com o Laureus Lifetime Achievement Award. A ex-jogadora também foi a fundadora da Women's Tennis Association e da Women’s Sports Foundation.

O programa esportivo comunitário alemão KICKFORMORE by KICKFAIR, que usa o futebol para criar pontes entre culturas, especialmente em áreas com grande presença de refugiados, ganhou o Laureus Sport for Good Award. O programa enfoca a não violência, os direitos humanos, a igualdade de gênero e a diversidade. A Laureus Sport for Good apoia mais de 250 programas de esportes comunitários em mais de 40 países ao redor do mundo.

O inspirador Chris Nikic, que se tornou a primeira pessoa com Síndrome de Down a completar um Ironman, recebeu a maioria dos votos do público no Laureus Sporting Moment Award. Em novembro, o triatleta amador americano, de apenas 21 de idade e natural de Maitland, Flórida, fez história ao nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,195 km na cidade de Kona, Havaí. “Você pode fazer coisas que nunca pensou serem possíveis”, disse Chris. O prêmio celebra o fair play, o espírito esportivo, a dedicação ou a superação de adversidades. Ele homenageia um momento único, uma história comovente que toca o coração de milhões e inspira pessoas em todo o mundo.

A cerimônia do Prêmio Laureus 2021 também marcou o lançamento da ‘Everyone Wins’, uma nova campanha global para promover o esporte para o bem. Seu principal objetivo será ajudar jovens que enfrentam alguns dos oponentes mais difíceis do mundo dentro e fora dos campos de jogo, celebrando, assim, a forma como o poder do esporte os ajuda a superar adversários de peso – como a desvantagem, a desigualdade, a violência, o racismo e o sexismo – para tornar nosso planeta um lugar melhor. Porque toda vez que o esporte derrota esses oponentes, ‘Everybody Wins’.

Sean Fitzpatrick, presidente da Laureus World Sports Academy, disse: “Estou muito satisfeito porque, apesar de um ano desafiador, pudemos homenagear vários grandes esportistas. Os vencedores, assim como os indicados, foram as pessoas que nos lembraram como o esporte pode ser inspirador e motivador após retornar do lockdown. O evento deste ano dá início a uma nova e importante fase para a Laureus com o lançamento da ‘Everyone Wins’, uma campanha global que pretende transformar a conscientização e a compreensão do público em relação à Laureus e estimular as doações para o ‘Sport for Good’.”

Os vencedores do Laureus World Sports Awards são selecionados pela quinta-essência do júri desportivo: os membros da Laureus World Sports Academy, lendas vivas do esporte, homenageando os maiores atletas da atualidade.

A Laureus foi fundada por seus patronos Richemont e Daimler e tem o apoio de seus parceiros globais Mercedes-Benz, IWC Schaffhausen e MUFG.

Esta é a lista completa dos vencedores:

Laureus World Sportsman of the Year Award: Rafael Nadal

Laureus World Sportswoman of the Year Award: Naomi Osaka

Laureus World Team of the Year Award: Bayern de Munique

Laureus World Breakthrough of the Year Award: Patrick Mahomes

Laureus World Comeback of the Year Award: Max Parrot

Laureus Sport for Good Award: KICKFORMORE by KICKFAIR

Laureus Lifetime Achievement Award: Billie Jean King

Laureus Athlete Advocate of the Year Award: Lewis Hamilton

Laureus Sporting Inspiration Award: Mohamed Salah

Laureus Sporting Moment of the Year Award: Chris Nikic

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!