Brasileiros que vão aos Jogos Olímpicos de Tóquio serão vacinados
Reprodução/Instagram
Brasileiros que vão aos Jogos Olímpicos de Tóquio serão vacinados

Atletas e todas os brasileiros que trabalharão efetivamente no evento e na cobertura do Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Tóquio serão vacinados. Essa é uma decisão do Ministério da Defesa em comum acordo com o Ministério da Saúde e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Assim, essas pessoas, cerca de 1,5 mil, incluindo jornalistas, entrarão no grupo prioritário do Plano Nacional de Vacinação.  Em março, as Forças Armadas já tinham incluído os atletas militares no plano de prioridade e, segundo apuração do GLOBO, esta decisão "forçou" o crescimento da lista de beneficiados.

A lista dos brasileiros que vão a Tóquio foi elaborada pelo COB que uniu os interesses do governo federal com a oferta de doação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Essas doses chegarão ao Brasil via Ministério da Saúde e serão disponibilizadas para a população em geral. Os atletas e credenciados dos Jogos de Tóquio poderão se vacinar nos postos de saúde já a partir da semana que vem.

O COB vai organizar a logística de atletas que moram no exterior e que ainda não se vacinaram para que eles possam tomar as doses no Brasil.

A dinâmica será a seguinte: o COI, que receberá doação da vacina Coronavac, via Comitê Olímpico Chinês, disponibilizará as doses ao governo federal. Para cada membro da comitiva brasileira, serão disponibilizadas outras duas doses para a população. Assim, o SUS receberá cerca de 6 mil doses (suficiente para vacinar 3.000 pessoas).

Essas doses extras seriam uma  "compensação" aos brasileiros que aguardam sua vez na fila. Por causa dos prazos para a vacinação da segunda dose, o COB tem pressa em imunizar os atletas, uma vez que a grande maioria viaja ao exterior antes mesmo da data prevista para a Abertura dos Jogos, em 23 de julho. Segundo levantamento não oficial, cerca de 80 atletas e membros de comissão técnica já foram vacinados fora do Brasil.

Como grande parte das modalidades ainda não tem seus convocados definidos, seja porque os atletas ainda podem se qualificar, como no caso do atletismo, por exemplo, seja porque a convocação depende de critérios técnicos, como no vôlei e no futebol, a lista de quem será vacinado é larga.

Oficialmente, o COI diz que a vacinação não é obrigatória aos atletas mas trabalhou nos bastidores para que o máximo de pessoas envolvidas nos Jogos recebam o imunizante.  Mesmo vacinados, os atletas serão testados antes do embarque ao Japão, na chegada ao país sede dos Jogos, e também diariamente. Há desconfiança que os atletas não vacinados sejam tratados de forma diferente em relação aos demais.

Outros países já vacinaram seus atletas ou farão antes dos Jogos como Israel, Alemanha, Hungria, México, Austrália, Bélgica, Reino Unido, EUA, Dinamarca, Nova Zelândia, Espanha, entre outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!