Marvin Hagler
Instagram
Marvin Hagler

Considerado um dos principais lutadores da história do Boxe, sendo ex-campeão unificado da modalidade na divisão dos médios na década de 80, "Marvelous" Marvin Hagler faleceu no último sábado, aos 66 anos, em New Hampshire, cidade onde morava. Porém, bastou a notícia ser confirmada pela esposa da lenda, Kay Hagler, através de uma publicação nas redes sociais, para que um fake news fosse criado sobre a causa da sua morte.

Qual vacina Marvin Hagler tomou?”. O questionamento foi uma das frases mais compartilhadas nas redes sociais após a morte da lenda do boxe. O motivo? Grupos antivacina usaram o episódio para espalhar informações falsas sobre a imunização contra o novo coronavírus.

Não foi difícil encontrar a origem da fake news. O ponto de partida foi uma publicação do boxeador Thomas Hearns — derrotado por Hagler numa famosa luta em 1985 — no Instagram.

“Um verdadeiro guerreiro. Rezem pelo rei e por sua família… Ele está na UTI lutando contra os efeitos colaterais da vacina!”, postou Hearns antes do anúncio da morte de Hagler.

A partir daí, foi um efeito cascata. Negacionistas começaram a usar o post de Hearns para se manifestar contra a vacinação, embora nenhum estudo científico tenha identificado riscos nos imunizantes aprovados em escala global até agora. E de nada adiantou que o próprio Hearns voltasse às redes para esclarecer que seu post não era “uma campanha antivacinação” e que seria “revoltante pensar nisso durante a morte de um rei, uma lenda, um pai, um marido e muito mais”.

A versão de Hearns foi negada pela própria família de Hagler. A viúva, Kay, usou as redes sociais no sábado para divulgar que o marido havia morrido “inesperadamente na casa dele em New Hampshire”.

Depois que a fake news se espalhou, ela voltou às redes para esclarecer que "com certeza não foi a vacina que causou a morte dele" e que "não é hora de falar absurdos".

Hagler foi nome absoluto entre os pesos-médio de 1979 a 1987, quando foi derrotado por Sugar Ray Leonard em luta polêmica. Em outro dos grandes confrontos de sua carreira, bateu justamente Thomas Hearns, em 1985. Seu cartel era de 67 lutas disputadas ao longo de 14 anos. Foram 62 vitórias (52 por nocaute), dois empates e três derrotas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!