O piloto espanhol Fernando Alonso foi operado com sucesso na noite da última quinta-feira, no hospital de Berna, na Suíça, onde está internado após ser atropelado por um carro enquanto pedalava durante um treinamento perto da cidade .
De acordo com informações preliminares, uma intervenção cirúrgica maxilofacial foi realizada por especialistas, com o intuito de reposicionar a mandíbula. Na mesma intervenção, Fernando também retirou alguns dentes danificados que agora devem ser reconstruídos em alguns casos com implantes. Os médicos estimaram que a operação correu bem.
Uma declaração oficial do hospital onde ele está internado deve ser divulgada nesta sexta-feira, só assim será possível saber a extensão total dos ferimentos e se apenas aquela área do rosto foi afetada.
Em nota, a equipe Alpine confirmou a operação. "Os médicos descobriram, depois de Alonso ser internado no hospital, uma fratura no maxilar superior, que foi operado e cujos médicos ficaram satisfeitos com o processo", diz.
A principal dúvida quanto a recuperação do piloto é sobre a mudança na alimentação, o tempo de descanso necessário e também sobre a colocação do capacete, que fica bem preso na mandíbula. O primeiro grande teste previsto para Fórmula ocorre daqui um mês no Bahrein. A prova que abre a temporada está prevista para 28 de março e terá transmissão da Band .
A equipa, porém, está confiante de que não haverá problemas: “Olhando mais longe, depois de alguns dias de descanso total, Alonso poderá regressar ao treinando progressivamente e esperamos que esteja pronto para começar a se preparar para a temporada”, afirmou a equipe, antes de encerrar agradecendo a torcida e atletas pelas mensagens de carinho.
Em paralelo, o atropelamento de Fernando Alonso está sendo investigado pela polícia local.