David
Reprodução
David

O ex-medalhista de ouro na Olimpíada de Barcelona, David Khakhaleishvili, morreu aos 49 anos. A estrela georgiana venceu em 1992, representando a Seleção Unificada, formada por nações da ex-União Soviética.

Khakhaleishvili, que completará 50 anos no mês que vem, tinha sido diagnosticado com uma doença cardíaca em novembro de 2020, mas a causa de sua morte ainda não foi anunciada.

A Federação Russa de Judô divulgou um comunicado após saber da morte. "Honrado Mestre de Esportes da URSS David Khakhaleishvili faleceu em 11 de janeiro aos 49 anos. A liderança e a equipe da Federação Russa de Judô expressam condolências à família e amigos de David Khakhaleishvili, bem como aos nossos colegas georgianos", apontou.

Khakhaleishvili também ganhou três medalhas de ouro no Campeonato Europeu - duas no torneio de 1993, em Atenas, e uma em Haia, em 1996. Ele também ganhou o bronze em Frankfurt, em 1990. O atleta também tem em seu currículo duas medalhas de prata e duas de bronze em campeonatos mundiais.

Em Barcelona, Khakhaleishvili conquistou a sua única medalha olímpica na categoria +95kg. Ele era o favorito para manter o título em Atlanta 1996, porém, uma confusão fez com que fosse desclassificado. O lutador e seu treinador foram para o local errado e e não conseguiram chegar a tempo da pesagem. 

Antes de terminar a carreira, a lenda do judô também embarcou em uma carreira no MMA, terminando com uma vitória e duas derrotas. Ele venceu sua luta de estreia em 1995, antes de perder suas duas últimas lutas - uma em 1996 e outra em 2003.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários