Maija Vance
Instagram
Maija Vance

Milagre. Essa é a palavra mais próxima de como pode ser definido o que está vivendo Maija Vance, a jóquei que, há mais de dois anos, viu sua vida mudar para sempre após uma queda feia em uma das suas muitas corridas de cavalo.

Após ser informada pelos médicos que nunca mais andaria, depois de  quebrar 13 costelas, as costas em cinco lugares diferentes, perder seis dentes e ter os pulmões perfurados, a atleta se prepara agora para um inacreditável retorno às pistas.

O acidente ocorreu em setembro de 2018, quando ela lutava pela liderança em uma corrida realizada em Rotorua, na Nova Zelândia. No penúltimo salto, ela viu seu cavalo cair e ela ficar paralisada depois de esmagar a medula espinhal.

"Eles disseram que era muito improvável que eu voltasse a andar. Tive 13 fraturas de costelas, provavelmente as mais dolorosas. As costelas perfuraram meus pulmões, então se encheram de sangue e tiveram que drenar. Eu tive cinco vertabrae quebrados e quando o T8 quebrou esmagou minha medula espinhal que foi o que me deixou paralisada. Mas, agora estou indo muito bem. Tenho trabalhado muito próximo ao meu fisioterapeuta, tentando voltar a montar em cavalos de corrida. Acabei de voltar à pista e estou indo muito bem", afirma ela.

Apesar de se considerar pronta para um retorno, a jóquei prefere não estipular uma data para retornar às competições. "É difícil para mim estabelecer prazos para as coisas porque minhas pernas não funcionam como as de uma pessoa normal. Então, meio que tenho que tentar ver o que funciona para elas e quanto tempo levam para se recuperar. Por isso, deixo minhas pernas alguns dias livre quando eu monto para deixá-las se recuperarem adequadamente. Estou com um pouco de dor o tempo todo, mas a dor realmente não me afeta tanto", conta.

Para conseguir se recuperar ainda mais, ela aposta nos exercícios com peso. "Quanto mais faço academia e quanto mais treino em atletismo, mais estou fortalecendo as minhas costas. Quanto mais eu posso fortalecê-lo, mais protegida ele fica", diz.

Em sua carreira, Vance montou 175 vencedores na Nova Zelândia e Austrália.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários