Chris Nikic
Instagram
Chris Nikic

Conseguir complerar um  Ironman é um feito para qualquer triatleta, mas quando Chris Nikic cruzou a linha de chegada, ele fez história. O americano de 21 anos é o primeiro atleta com síndrome de Down a alcançar a conquista.

Quase 17 horas depois de pular na água para nadar 3.860 metros, pedalar 180 quilômetros e correr 42,2 quilômetros, ele cruzou a linha de chegada na praia da Cidade do Panamá, na Flórida.

Nikic completou a prova em 16 horas, 46 minutos e 9 segundos, de acordo com o Guiness World Records , que o reconhece como a primeira pessoa com síndrome de Down no mundo a conseguir tal feito. Ele chegou à linha de chegada tarde da noite e acompanhado por seu treinador, que atuou como guia. Perto dele, seu pai recebeu seu filho com entusiasmo.

O atleta, que conta com 92.600 seguidores e é palestrante motivacional, celebrou a conquista, mas já pensa no próximo desafio. “Objetivo definido e alcançado. Agora é a hora de definir outro grande para 2021. Seja o que for, a estratégia é a mesma. 1% melhor a cada dia. Sim, eu fiz a lição de casa, mas tinha anjos me ajudando”, disse Nikic em uma publicação. Agora, ele estpa se preparando para seu próximo desafio: os Jogos Olímpicos Especiais dos EUA de 2022.

Nikic treina seis dias por semana, sempre começando com abdominais. "Este esforço proporcionou a ele um mundo inteiro de inclusão", disse seu pai, Nik.

Por sua vez, seu treinador, Dan Grieb, um veterano corredor de triatlo, diz que trabalhar com o atleta abriu seus olhos para um novo mundo. “As melhores 16 horas, 46 minutos e 9 segundos da minha vida!”, postou no Instagram.

    Veja Também

      Mostrar mais