Cavalo Galileo
Divulgação/Coolmore
Cavalo Galileo

Filho de Sadler’s Wells, Galileo não é conhecido pela grande maioria das pessoas, porém, hoje vale mais que qualquer craque do futebol mundial, entre eles, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo

Nascido na Irlanda em 1998, criado por D. Tsui & Orpendale e pertencente à Coolmore , uma das maiores criadoras de cavalos do mundo, o garanhão (cavalo macho que não foi castrado) atingiu um preço estipulado em cerca de 200 milhões de euros, ou seja, cerca de 1,2 bilhão de reais.

O puro-sangue venceu seis das oito corridas que disputou entre outubro de 2000 e outubro de 2001. Suas vitórias incluem o Epsom Derby, o Irish Derby e o King George de Ascot, três dos maiores eventos do mundo.

Porém, desde 2001, ano da sua aposentadoria, tornou-se o garanhão mais procurado pelos criadores de cavalos, tendo sido considerado o melhor do mundo entre 2008 e 2019, exceto em 2009, quando ficou em segundo lugar no ranking. Embora não seja oficial, cada cria sua vale hoje cerca de 673 mil euros, ou seja, R$ 4,2 milhões.

Para se ter uma ideia, até julho de 2019, havia mais de 300 descendentes de Galileu que já conseguiram vencer uma corrida de cavalos. Um total de 89 venceram eventos relevantes e este ano ele conseguiu ter cinco campeões do Epsom Derby entre seus descendentes: New Approach, Ruler Of The World, Austrália, Anthony Van Dyck e Serpentine.

    Leia tudo sobre: Lionel Messi

    Veja Também

      Mostrar mais