Corrida
Arquivo
Corrida

Após meses em isolamento por conta da pandemia e a impossibilidade de manter o ritmo dos treinos, os amantes de diversos esportes estão aos poucos retomando as atividades, com a reabertura gradual das academias e parques

Entretanto, é preciso ter um cuidado ainda maior nesse retorno, para evitar as lesões e traumas. Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) lançou, como parte da campanha Retomada Segura, vídeos de orientação ao público, sendo um deles, o “Corrida Sem Dor”.

Com o objetivo de levar informações sobre os cuidados necessário com a saúde, o material traz alguns itens importantes e que devem ser seguidos pelos amantes da prática de corrida para evitar que esse retorno seja abreviado diante de uma possível lesão.

“Naturalmente, agora que as pessoas estão retomando suas atividades do dia a dia, nós como entidade procuramos levar o máximo de informação para que isso seja feito de forma segura. E não só o que diz respeito à pandemia, mas também às eventuais doenças ortopédicas e musculoesqueléticas”, afirma o presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBOT, Jean Klay.

O vídeo em questão (ver abaixo) aborda especificamente os cuidados ao correr, seja por lazer ou para manter a forma. Nele, são passadas orientações como correr com intervalos de 48 horas, pois é importante para a reparação de danos. Além disso, a entidade aponta que é imprescindível alongar antes e depois da corrida, usar um tênis apropriado e manter sempre a postura.

Para facilitar o entendimento das pessoas, o personagem Dr. SBOT foi criado para promover as recomendações de maneira didática e objetiva. Além da corrida, a campanha conta com outras abordagens. São elas: a Pedal sem dor, Cuidados com a Coluna e Artrose.



Para Jean Klay, a ideia da nova campanha é levar o máximo de informação à população geral e de alguma forma protegê-la dessas novas questões que surgiram diante da pandemia. “É um momento novo e a SBOT procura cumprir o seu papel de orientar a todos”, conclui.

    Veja Também

      Mostrar mais