Christian Mosimann
Instagram
Christian Mosimann

Quando uma criança é diagnosticada com diabetes, geralmente é do tipo 1, ou seja, autoimune. Acontece quando o organismo produz anticorpos que, em vez de proteger o corpo, atacam as células responsáveis pela produção da insulina.

Esse é o caso Christian Mosimann, de apenas 10 anos, que mesmo enfrentando essa doença incurável participa de corridas de kart há mais de dois anos na categoria cadete e já ganhou destaque, conquistando o seu primeiro título no último mês de setembro.

Considerado um dos expoentes da categoria Cadete (de 9 a 10 anos), o garoto, que sonha em correr na Fórmula 1, já soma outras conquistas. Em 2019, foi vice-campeão da Copa São Paulo Light na 9ª etapa e 3º lugar na 10ª etapa, além de ter alcançado o 3º lugar no Campeonato Catarinense. Em 2020, Christian e sua família renovaram o contrato de patrocínio com a Novo Nordisk. 

Diagnosticado com a doença aos seis anos, o garoto concilia os estudos, a rotina de treinos semanais e as viagens para disputar as corridas, com o tratamento necessário. Além de medicamentos para reposição de insulina, Christian faz uma alimentação adequada para manter o controle dos níveis de glicose no sangue. Ao todo, já foram mais de seis mil aplicações, muitas delas durante o intervalo das competições.

Para se destacar nas pistas, além de contar com duas pessoas em seu time: o mecânico, que é piloto e também atua como coach e telemetrista (especialista que analisa os dados técnicos do carro em tempo real), e um chefe de equipe, ele treina no Kartódromo Beto Carrero, por até três horas, onde aprende a ajustar o traçado, aperfeiçoar as ultrapassagens e também para verificar a adaptação dos pneus.

Segundo a mãe do pequeno campeão, Flávia Mosimann, o filho é apaixonado pela rotina de "pegar estrada" e muito consciente do tratamento do diabetes. Para ele, a condição não é sentida como uma "carga" e sim vista como qualquer outra característica.

Por conta da pandemia, os treinos e os campeonatos previstos tiveram de ser adiados, mas, em julho, o garoto voltou às pistas. A agenda de competições, porém, está cheia: Copa SPR Light, Campeonato Sul-Brasileiro e Copa São Paulo Light. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!