Atleta é alvo de racismo
Reprodução
Atleta é alvo de racismo

Um mural em homenagem a Babacar Seck , membro da equipe espanhola de karatê, amanheceu com grafites racistas e símbolos nazistas , em Zaragoza.

Babacar nasceu em Dakar, no Senegal, e passou a morar na Espanha aos 11 anos de idade, pouco depois de seu pai chegar àquele país. Ele começou a praticar karatê e obteve a nacionalidade espanhola, fazendo parte da equipe nacional.

O maior sucesso de sua breve carreira foi na Copa do Mundo de 2018, sendo medalhista de bronze na categoria de mais de 84 quilos.

O ato de vandalismo pegou Babacar de surpresa. Ele se concentrava em Oviedo com a Seleção, visando as competições pré-olímpicas. "Eu estava no telefone e um vídeo veio até mim, onde vi que o mural havia sido pintado", disse o jovem ao Jornal AS. "Fiquei muito empolgado por eles terem me dedicado um mural. Sempre foi um sonho ser reconhecido como alguém exemplar para crianças", diz ele sobre o tributo que recebeu na cidade que o viu crescer.

Babacar não negou que ficou abalado com o ocorrido. "Eu me sinto mal. Quando você vê essas coisas, você se pergunta o porquê. Sinto muito que essas coisas continuem acontecendo. Estou aqui sem minha família e tenho me esforçado bastante para conseguir tudo isso. Estava esperando poder levá-los ao grafite para que eles pudessem vê-lo e sentir orgulho. É um sonho que tenho", alegou.

Você viu?

A Federação de Karatê da Espanha escreveu uma nota em apoio ao atleta, chamando os autores de "delinquentes".

"Babacar Seck é uma pessoa que quebrou muitas barreiras, que provou ser um grande lutador e um grande esportista. Repudiamos estes atos e todos os que tiverem por trás qualquer tipo de discriminação e racismo. No esporte não importa as cores, as raças o gênero ou as capacidades. Importam os valores, o esforço e o respeito, precisamente o que não têm os autores deste ato de vandalismo. Babacar será sempre uma parte importante da equipe nacional da Espanha", apontou.

Veja a manifestação:

Esto es lo que algún o algunos sin vergüenzas, algún o algunos delincuentes han hecho con esta merecida obra de arte...

Publicado por Real Federación Española de Kárate y Disciplinas Asociadas em  Sexta-feira, 10 de julho de 2020



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!