Go Outside

Monte Everest
Reprodução
Monte Everest

Um grupo de montanhistas chineses iniciou uma expedição no Monte Everest (8.848 m) pela face norte da montanha. A expedição ocorre enquanto a China volta à normalidade após o surto de coronavírus.

A face sul da montanha, no Nepal, permanece fechada e governo cancelou todas as expedições devido à pandemia. O lado chinês reabriu apenas para chineses.

De acordo com a Associação de Alpinismo da China no Tibete (CTMA), espera-se que mais de 24 montanhistas chineses cheguem ao acampamento-base do Everest, uma altitude de 6.450 metros, na sexta-feira (10).

Você viu?

Se os alpinistas chegarem ao cume, seria um caso muito raro de apenas montanhistas chineses subindo a montanha em uma temporada.

“Na primavera de 1960, apenas os chineses chegaram ao cume. Os indianos tentaram, mas falharam”, disse Richard Salisbury, do Himalayan Database, uma organização que mantém registros de todas as expedições no Himalaia.

Operadores de expedição ocidentais disseram que a China não permitiu que estrangeiros escalassem nesta primavera devido aos temores de um novo surto do vírus, informou a BBC.

A pandemia de coronavírus surgiu pela primeira vez na região central da China há três meses, matando cerca de 3.300 pessoas no país.

A China diz que agora praticamente parou a propagação da doença e as autoridades começaram a permitir algum acesso a Wuhan, a cidade na província de Hubei onde o surto começou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!