Lance

Anéis olímpicos em Tóquio
Reprodução/Instagram
Anéis olímpicos em Tóquio

A epidemia de Coronavírus na China é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma emergência global. Com isso, a proximidade das Olimpíadas na vizinha Tóquio assombra a população asiática e traz a possibilidade de afetar o maior evento esportivo do mundo. Nesta sexta, o governo japonês confirmou a morte de uma mulher de 80 anos, moradora da região metropolitana de Tóquio por coronavírus, a primeira no país, o que traz um alerta para os próximos meses que antecedem os jogos.

Leia também: Com LeBron James, EUA divulgam pré-lista de convocados para Olimpíadas

O Ministério da Saúde do Japão alegou que a relação da morte da idosa com o coronavírus ainda não é clara. Contudo, informou que o teste para identificar a infecção deu positivo para o Covid-19. No entanto, após criticar o possível adiamento ou cancelamento dos Jogos e colocar como "rumores irresponsáveis", o presidente do comitê organizador dos Jogos, Yoshimo Mori, voltou a negar que o surto da doença afete o evento.

- Gostaria de deixar claro novamente que não estamos considerando o cancelamento ou o adiamento dos Jogos. Deixem-me esclarecer isso - ressaltou Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020 .

Você viu?

Restam apenas 162 dias para a cerimônia de abertura, e após declarações do presidente, membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), como Dr. Richard Budgett, diretor médico e científico, fazem visita técnica em Tóquio para averiguar as condições da cidade para receber os Jogos. 

Outros eventos cancelados na Ásia

Diversos eventos esportivos foram cancelados, adiados ou mudaram de sede para saírem da China, em virtude da epidemia da pneumonia viral, oficialmente chamada COVID-19. Alguns deles são classificatórios para a Olimpíada de Tóquio. Apesar disso, o COI ressalta que a programação para os Jogos não vai ser alterada, e a cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de julho.

Nesta quinta, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Xangai foi adiado e pode ser cancelado. A corrida estava marcada para o dia 19 de abril e será remarcada para garantir a saúde de todos. Além dele, outros eventos esportivos programados na Ásia também podem ser adiados se a epidemia se expandir.

A Olimpíada de Tóquio não é a primeira a enfrentar problemas relacionados a saúde pública. Às vésperas do Rio 2016, ocorreu um surto do vírus Zika no Brasil, que assustou a população e, sobretudo, os estrangeiros. Porém, a programação dos jogos não sofreu qualquer alteração. O maior evento de esporte do mundo só foi cancelado, desde a sua era moderna (a partir de 1896), durante as duas guerras mundiais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!