Treinador Erivan Ribeiro Conceição é acusado de estupro
TV Globo
Treinador Erivan Ribeiro Conceição é acusado de estupro

Duas atletas que eram consideradas promessas do boxe brasileiro acusam o treinador de grandes estrelas do  MMA  de estupro. As moças faziam parte do projeto social dos lutadores Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, o Instituto Irmãos Nogueira, que ajuda crianças e adolescentes carentes do Rio através do esporte.

Leia também: Minotauro justifica má fase do Brasil no UFC e relembra luta épica de 2009

Na denúncia exibida neste domingo no programa Fantástico , as jovens afirmaram que seu algoz é Erivan Ribeiro Conceição , conhecido no mundo das lutas por treinar, entre outros, Anderson Silva, Júnior Cigano e os irmãos criadores do projeto.

"Todas as vezes que eu saía do treino, ele arrumava um jeito de falar que ele iria me levar para casa. E fazia o que ele tinha que fazer. Os estupros, as ameaças, puxava meu cabelo, me xingava", afirmou uma das atletas, que preferiu não se identificar.

Já Camila Borges Araújo, outra aspirante a boxeadora, lembra que Erivan a obrigou a fazer sexo com ele e sua mulher, Lóren Santana.

"Foram os dois. E eu estava sozinha. Eu falei, “vão me matar”", disse a moça, que entrou em depressão. "Era difícil eu pensar no que estava acontecendo. Se eu pensasse eu já queria me matar, me mutilar. Foi o que aconteceu muitas vezes. Meus pais cansaram de me levar para o hospital".

Camila Borges Araújo, uma das mulheres que acusa o treinador
TV Globo
Camila Borges Araújo, uma das mulheres que acusa o treinador

As duas meninas entraram para o projeto em 2013, com 13 e 14 anos. Entre 2015 e 2016, a dupla começou a se destacar — uma delas chegou a ser comparada a Ronda Rousey, ex-campeã do UFC — e foram promovidas à equipe profissional de boxe. Foi quando iniciou o pesadelo: Erivan passou a treiná-las e as ameaçava quando não cediam ao abuso.

Leia também: A polêmica boxeadora que dá beijo na boca de rival e deseja sair na Playboy

"Era tudo à base do: “você não vai treinar se você não fizer”. Como se eu não tivesse escolha. Se eu quisesse ir para a seleção, era só aquela forma de eu ir", relembra a vítima. "Nunca mais vou conseguir olhar para o esporte sem lembrar do que passei. Sem lembrar das coisas que me falava.

Afastado da academia

Além do trauma, Erivan também fez com que as jovens, amigas, rompessem a relação. Tudo para evitar que continuassem confidentes. Só após uma delas voltar a treinar em outra academia é que a amizade foi restabelecida: a dona do lugar já sabia da história de uma delas e, quando percebeu o estresse da outra, principalmente ao fazer certas posições na luta, ligou as situações. As amigas foram juntas à delegacia em fevereiro para prestar queixa.

Erivan foi denunciado pelo Ministério Público e é réu por assédio sexual em uma das acusações. Em um dos casos, a polícia concluiu que houve estupro de vulnerável e encaminhou o inquérito ao MP, que ainda analisa o caso. De acordo com a advogada dele, “os fatos narrados não são verdadeiros. Erivan não praticou crime, e a narrativa é precária de provas e fatos concretos”.

Leia também: Vídeo: Kron Gracie coloca "barriga nas costas" e surpreende em evento do UFC

Um dos sócios da academia Team Nogueira, Rogério Minotouro disse que Erivan não faz mais parte da empresa. "Decidimos afastá-lo. Por ele ter tido esse relacionamento. Não só, né? Pelo caso já ter virado um inquérito na polícia", afirmou.

As vítimas pedem justiça. "Só quero que ele seja preso. Para conseguir viver em paz", disse Camila, que está grávida de uma menina. "Ela vai me fazer esquecer tudo que passei".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!