Muitos atletas conseguem completar a carreira, acumulando vitórias e conquistas ao longo de uma vida dedicada ao esporte. Porém, muitos esportistas brilhantes não tiveram tempo suficiente para consolidar a jornada de sucesso e acabaram partindo cedo demais, justamente quando menos se esperava. Relembre alguns casos de atletas que morreram no auge de suas carreiras:
Dener
Jogador fez história vestindo a camisa da Portuguesa, clube que o projetou para o futebol. Na equipe do Canindé, brilhou no início da década de 1990 e foi apontado como a grande revelação do futebol brasileiro da época, por sua habilidade rara com a bola nos pés e por seus dribles desconcertantes. Em 1994, já vestindo a camisa do Vasco, Dener
sofreu um acidente de carro no Rio de Janeiro e morreu com apenas 23 anos.
Serginho
Zagueiro do São Caetano vivia melhor momento de sua carreira no início dos anos 2000. Com o clube do ABC Paulista, Serginho
foi vice-campeão brasileiro nos anos de 2000 e 2001, além de quase conquistar a Libertadores de 2002 (o São Caetano foi derrotado pelo Olímpia nos pênaltis). O jogador deu sequência ao bom momento, mas, em 2004, sua carreira foi interrompida após sofrer um ataque cardíaco durante uma partida contra o São Paulo, no Morumbi. Serginho chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.
Jules Bianchi
Piloto francês vivia o auge de sua carreira depois de ter alcançado a chance de disputar a Fórmula 1. Em sua segunda temporada na categoria mais importante do automobilismo, em 2014, Jules sofreu um grave acidente ao colidir seu carro contra um trator no GP do Japão. O piloto permaneceu internado por nove meses, mas não resistiu e morreu aos 25 anos.
Samuel Wanjiru
Corredor queniano vivia uma grande fase em sua carreira. Foi campeão olímpico da maratona em 2008. Dois anos depois, venceu a Maratona de Chicago. No ano seguinte, porém, sofreu uma queda do terraço de sua casa e morreu aos 24 anos de idade.
Chapecoense
A queda do avião da Chapecoense, que matou 71 pessoas, acabou encerrando a carreira de alguns jogadores que passavam pelos melhores momentos de suas vidas profissionais. Entre eles, pode-se destacar o atacante Bruno Rangel (34 anos) e o goleiro Danilo (31 anos).
Sarah Burke
Esquiadora norte-americana era uma das estrelas de seu esporte. Tetracampeã dos X-Games de inverno, Sarah sofreu uma queda no halfpipe durante um treinamento em 2012. A esquiadora teve hemorragia no cérebro e sofreu uma parada cardíaca. Ficou internada durante nove dias, mas acabou morrendo aos 29 anos.
Roberto Batata
Titular absoluto do Cruzeiro na década de 1970, o jogador morreu em um acidente de carro, aos 26 anos, durante a campanha que culminaria com a conquista da Libertadores de 1976, o primeiro da história do clube. A tragédia aconteceu depois de Batata bater seu carro de frente com um caminhão.
Andy Irons
Tricampeão mundial de surfe, o havaiano atravessava um grande momento. Além dos três títulos conquistados em sequência (2002, 2003 e 2004), o atleta ainda havia acumulado ótimas campanhas nos anos seguintes. Em 2005 e 2006 ficou em segundo lugar. Já em 2007, terminou o mundial na quinta posição. Três anos depois, no entanto, foi encontrado morto em um hotel em Dallas, nos EUA, aos 32 anos. A morte do surfista teve duas causas: a principal foi uma parada cardíaca; a secundária, ingestão aguda de drogas.
Drazen Petrovic
Apontado como um dos maiores jogadores europeus da história do basquete, o croata brilhou na NBA atuando pelo New Jersey Nets (hoje Brooklyn Nets). Em 1993, no auge, o atleta sofreu um acidente de carro e morreu aos 28 anos.
Ayrton Senna
Tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), o piloto brasileiro buscava seu quarto título em 1994 quando teve sua carreira interrompida por um acidente fatal. Senna bateu sua Williams na curva Tamburello, no GP de San Marino, e morreu aos 34 anos.