O Halloween, ou Dia das Bruxas
, foi celebrado no último dia 31 de outubro em todo mundo e os esportistas, claro, não ficaram de fora da festa. Como de costume, os atletas usaram toda sua criatividade para se fantasiar e postaram as produções nas redes sociais, algumas de dar medo e outras bem sensuais.
Leia também: Musa da natação mundial faz tatuagem no bumbum; veja como ficou
Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dentro dos Estados Unidos. Em 2010, por exemplo, superou o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi "exportado" para outros países, entre eles o Brasil.
Confira abaixo algumas fantasias dos esportistas
Stephen Curry
Russell Westbrook e Nick Collison
Kevin Love
James Jones
Tom Brady (com Gisele Bündchen)
Russell Wilson
O que é comemorado?
Atualmente, o festival tem diferentes finalidades, como celebrar os mortos ou a época de colheita. A data marca também o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. O Dia das Bruxas permite subverter normas sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano, unindo religião, natureza, morte e romance.
Leia também: Estrela da WNBA e campeã olímpica revela que sofreu abuso sexual aos 9 anos
De onde vem o nome?
O Halloween tem suas raízes na cultura do Reino Unido, e não nos Estados Unidos como muita gente imagina. Seu nome deriva de "All Hallows Eve" - "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo significava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, que é comemorado em 1º de novembro.
Quando surgiu?
O Dia das Bruxas que conhecemos hoje foi ganhando forma entre os anos de 1500 e 1800. As fogueiras tornaram-se populares e eram usadas na queima do joio - que celebrava o fim da colheita no Samhain -, como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.
Leia também: Após Messi e Neymar, CR7 é usado em ameaça do Estado Islâmico à Copa 2018
Outro costume era o de prever o futuro. Nesta data, previa-se o dia da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher. Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa podia descobrir quem seria seu grande amor para o resto da vida.