Tamanho do texto

Esporte que trabalha o corpo sofreu três baques recentemente, com a morte de dois atletas. Outro está internado nos Estados Unidos

Meegan Hefford foi uma das vítimas do mundo do fisiculturismo
Instagram
Meegan Hefford foi uma das vítimas do mundo do fisiculturismo

O mundo do fisiculturismo ficou abalado nos últimos dias com três tragédias, sendo que em duas delas os atletas envolvidos morreram - foram os casos da australiana Meegan Hefford e do sul-africano Sifiso Lungelo Thabete  Na outra, o norte-americano Rich Piana segue lutando pela vida e internado em coma profundo.

Leia também: "Barbie de músculos" é campeã mundial de fisiculturismo; conheça a brasileira

Thabete morreu ao tentar realizar uma acrobacia para animar a plateia durante uma competição na África do Sul. Ao dar um salto mortal para trás, caiu de mau jeito e teve o pescoço quebrado pelo impacto da queda. Ele era campeão mundial da Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBF, na sigla em inglês) na categoria de 75 kg. 

Confira o vídeo da morte do sul-acriano. As imagens são fortes

Problema metabólico

Há dois meses, a fisiculturista australiana  Meegan Hefford , de 25 anos de idade, morreu por conta de uma "dieta excessiva de proteínas". Segundo informações da rede de TV CNN, a atleta tinha uma deficiência para metabolizar proteínas e sua dieta com teor elevado da substância acabou sendo fatal.

Leia também: Medalhista olímpica busca namorado e fica peladona em reality show na Holanda

Hefford foi encontrada desacordada em seu apartamento, no dia 19 de junho, e morreu no hospital. A mãe da jovem revelou que a dieta da filha era excessiva em proteínas e admitiu que encontrou vários potes de suplementos proteicos na cozinha da filha.

Luta pela vida

Rich Piana segue lutando pela vida
Instagram
Rich Piana segue lutando pela vida

O famoso fisiculturista Rich Piana , de 46 anos de idade, teve um colapso enquanto estava em casa com sua namorada Chanel, na Florida, nos Estados Unidos. De acordo com o site "TMZ", as autoridades encotraram 20 frascos de esteroides na residência, sendo que ele sofreu uma overdose e teve que ser levado às pressas para o hospital, onde segue internado em coma induzido, lutado pela vida. 

Leia também: Lutar MMA usando apenas lingerie? Elas fazem isso! Confira as imagens

Chanel disse à imprensa norte-americana que o namorado passou por uma batalha contra o vício de ópio, mas acreditava que estava “limpo”. A moça ainda afirmou que Rich Piana fazia uso de esteroides há mais de 20 anos.

É um esporte?

Sim, o fisiculturismo é um esporte. A modalidade, inclusive, foi aceita para estar na próxima edição dos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, valendo medalhas - a inclusão foi definida durante reunião da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) em Doha, no Catar. Também conhecido como culturismo, ele premia o atleta que melhor molda seu corpo. Juízes avaliam volume, simetria, proporção e definição dos músculos.