Futebol gaélico, esporte nativo da Irlanda
Divulgação/ GAA
Futebol gaélico, esporte nativo da Irlanda

O esporte mais popular da Irlanda, o futebol gaélico mistura de futebol de campo, futebol americano, rugby e handebol. Em um gramado retangular de 130m de comprimento e 90m de largura, 15 jogadores de cada time conduzem a bola com chutes e socos. O objetivo é marcar gols em traves no formato "H", que ficam ao final do campo.

LEIA TAMBÉM: Ex-santista supera inglês e se torna jogador mais velho da história

Os gols do futebol gaélico acontecem de forma diferente, tendo duas pontuações possíveis. Uma delas, é goleando assim como o futebol tradicional, que vale três pontos. A outra, é chutando a bola entre os dois postes verticais, na parte de cima, que vale um. Ganha aquele que fizer a maior pontuação até o fim da partida.

A bola é no formato redondo, sendo um pouco mais pesada que o futebol tradicional e a aparência muito similar à do vôlei, com costuras horizontais. Ela pode ser chutada, ou passada com a mão, com golpes de punho fechado.

O time, composto por 15 jogadores, possui um goleiro, seis defensores, dois meio-campistas e seis atacantes. Enquanto isso, a partida é acompanhada por oito árbitros.

LEIA TAMBÉM: Conheça o Tazer Ball, esporte que usa arma de choque contra o adversário

Assista:

Junto com o hurling, o futebol gaélico compões os esportes nativos da Irlanda. Ambos conseguem atrair mais de 80 mil de pessoas, que enchem o Croke Park, maior estádio do país, localizado na capital Dublin.

O Croke Park foi comprado pela Associação Atlética Gaélica (GAA, sigla em inglês) em 1913. Inclusive, antigamente havia uma lei dentro da Associação que puniria o atleta que fosse visto praticando qualquer outro esporte que não fosse gaélico.

Até 2007, o estádio só poderia receber esportes gaélicos, mas abriu uma exceção até o ano de 2010, enquanto construiam o estádio Aviva. Este novo, agora é o principal palco dos esportes britânicos na Irlanda.

LEIA TAMBÉM: E se as bandas de rock fossem times de futebol? Confira essas camisas legais

A partida de futebol gaélico tem duração de uma hora, dividida em dois tempos de 30 minutos. Por ser um esporte exclusivamente praticado na Irlanda, a única maneira de fazer partidas internacionais é contra a seleção da Austrália de futebol australiano, que possui algumas regras e estilo de jogo similares ao esporte irlandês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!