Tamanho do texto

Uso de lentes adequadas permite uma maior acuidade visual e a preservação das estruturas do sistema ótico

Um jogo de futebol, uma corrida ao ar livre ou, simplesmente, uma partida de tênis são atividades que melhoram a qualidade de vida, a força e o desempenho físico e mental das pessoas. Porém, a prática desses esportes sem a utilização de óculos pode trazer danos irreversíveis à saúde dos olhos.

E mais:  Atacante do Equador deixa o estádio na ambulância para fugir da prisão

Segundo pesquisas, as lesões nos olhos causadas pela prática de esporte são mais comuns do que se imagina. Isso sem uso de óculos . Com 15 vezes mais terminações nervosas que os outros órgãos, essa é justamente a região mais exposta do corpo e, consequentemente, a que mais recebe luz. De acordo com especialistas, a exposição a raios UVA e UVB pode queimar a superfície do olho e o vento, por sua vez, pode ressecar o órgão.

Óculos são importantes para prática de esportes
Divulgação
Óculos são importantes para prática de esportes

Dessa forma, para cuidar do corpo, da mente e, principalmente, da saúde da ocular, é preciso escolher os óculos de sol certos para a realização de atividades físicas. 

O uso de lentes adequadas permite uma maior acuidade visual e a preservação das estruturas do sistema ótico – além da proteção aos raios solares, os óculos escuros também evitam que poeira, galhos e pedras batam nos olhos, causando lesões. A utilização de óculos esportivos também pode render aos atletas, profissionais ou não, a melhora da performance.

Confira:  Associação suspende 36 árbitros de boxe dos Jogos Rio 2016

Com o avanço da tecnologia, as opções de modelos de óculos criados para a prática de esporte são muitas. Fosco, espelhado, colorido, polarizado, entre outros, é possível encontrar óculos masculino e, também, modelos femininos para todos os gostos.

Para quem sofre com algum problema de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, há ainda a possibilidade de utilizar modelos com lentes especiais ou colocar grau nos óculos de sol. Além disso, alguns fabricantes contam com armaçōes com “clip”, que permitem adaptar o óculos de grau ao modelo esportivo.

Antes, durante e depois do treino

- Lave os olhos com água corrente ao fim de cada treino;

- Limpe as lentes dos óculos com produtos específicos para retirar a gordura ou apenas com sabão neutro e água. Para secá-las use um tecido suave;

Confira:  Árbitra russa faz sucesso nas redes sociais com fotos sensuais; confira

- Escolha o modelo ideal para cada esporte. Ciclistas, por exemplo, devem evitar armações de óculos muito fechadas em dias quentes e úmidos, já que elas tendem a embaçar com mais facilidade. Além disso, os óculos para ciclismo não podem ter a parte lateral da lente muito grossa. Isso pode deixar um ponto cego na visão;

- Cuidado com cor da lente dos óculos. Algumas são indicadas para quem dirige à noite e outras apenas para uso sob luz solar intensa. Procure o seu oftalmologista ou solicite ajuda de um atendente para saber qual é o modelo ideal. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.