Tamanho do texto

Sem limite de idade e com igualdade de gênero, o esporte não exige que você tenha cavalo próprio e pode ainda ser usado como terapia

Hipismo é uma prática muito antiga
Reprodução Twitter Time Brasil
Hipismo é uma prática muito antiga

A elegante e milenar arte de montar a cavalo surgiu lá atrás, no longínquio ano de 1.360 a.C, quando foi elaborado o primeiro tratado de adestramento pelo treinador e professor de equitação Kikkulis, do antigo reino de Mitanni. Durante o Rio 2016, o hipismo mais uma vez marcou presença, sendo disputado nas modalidades adestramento, salto e Concurso Completo de Equitação (CCE), chamando atenção de curiosos que conheciam pouco do esporte.

Veja:  Federação de hipismo ofereceu espaço equestre para fãs no Rio 2016

O período olímpico contou ainda com uma ampla campanha mundial, desenvolvida pela FEI (Federação Equestre Internacional), órgão regulador global do hipismo. A campanha apresentou um novo olhar sobre o esporte de uma forma nunca antes feita, celebrando a relação singular entre cavaleiros e seus cavalos e como seus dois corações batem como um só na corrida para a vitória.

Fica a pergunta: por onde começar a treinar?

As escolas de equitação são os lugares ideais para a prática do esporte de iniciantes. Em aulas empolgantes e desafiadoras, o aluno tem a oportunidade de conhecer todos os comandos de controle do cavalo, além de aprender a galopar, fazer exercícios de equilíbrio e, ainda, saltar e percorrer trajetos com obstáculos diferentes e de variados graus de dificuldade. E o aprendizado não para por aí: mais do que conduzir o cavalo, os iniciantes aprendem a lidar com o animal, prepará-lo para a prática e, sobretudo, respeitá-lo. A anatomia do cavalo, seu aparelho digestivo, seus hábitos alimentares e a busca pela relação sincera entre o homem e o animal são algumas das premissas para quem quer iniciar no universo do hipismo.

Hipismo tem igualdade de gênero
Divulgação Rio 2016
Hipismo tem igualdade de gênero

As aulas de equitação vão desde o primeiro contato com o animal com instruções básicas até que se alcance níveis para participar de competições. Com duração média de 45 minutos, em duas ou três lições o aluno cavaleiro passa a conduzir seu cavalo com confiança para os primeiros trotes e galopes. E, com a evolução da montaria, o cavaleiro pode optar por modalidades diversas, como Salto, Adestramento, Volteio etc.

Escolinhas de hipismo no Rio de Janeiro oferecem opções de treinos mensais em torno de R$ 330 reais e exigem apenas o uniforme para a proteção do aluno, com camisa polo ou de malha, capacete (também conhecido como casquete), culote (calça para montaria) e bota ou perneira. Não é preciso possuir um cavalo para frequentar as aulas.

Há ainda algumas instituições que oferecem aulas gratuitas para a formação do cidadão, como a Escola de Hipismo de Volta Redonda (RJ) e o projeto da ONG Cavaleiros Independentes. Na Escola de Hipismo de Volta Redonda, são oferecidas aulas gratuitas a alunos de 8 a 14 anos da rede municipal de ensino ; além de 40 vagas para idosos integrantes dos programas municipais para a Terceira Idade. É a única escola pública de hipismo em atividade no Brasil e já formou mais de 1,6 mil alunos.

Começar a praticar hipismo é simples e exige apenas a apresentação da carteira de vacinação e uma avaliação médica, algumas vezes oferecida na própria hípica.

Sem limite de idade – de 2 a 90 anos

Para os pequenos, dos 18 meses até 12 anos, a opção são os pôneis, que permitem o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias à prática do hipismo. Nesse caso, as aulas têm duração média de 35 a 45 minutos, com valores em torno de R$ 430.

O esporte é um dos poucos que pode ser praticado por pessoas de várias faixas etárias – a partir dos 5 anos de idade. Não é à toa que registra dois dos atletas mais velhos na disputa dos Jogos Olímpicos – o austríaco Arthur Von Pongracz, que tinha 72 anos durante as Olimpíadas de 1936, em Berlim; e a britânica Lorna Johnstone, que com 70 anos participou das provas de 1972, em Munique. Na Rio 2016, a neozelandesa Julie Brougham, amazona de hipismo adestramento, foi a atleta mais velha dos Jogos e mais: fez sua primeira estreia olímpica no esporte. Enquanto a equipe mais jovem das Olimpíadas foi o Time Brasil de hipismo adestramento, composto por Luiza e Pedro Almeida, João Victor Oliva e Giovana Pass.

Entenda:  Cavalos alemães do Rio 2016 matam a sede com suco de maçã

Algumas pessoas buscam o hipismo não somente para praticar. Para alguns, montar a cavalo é uma terapia. A equoterapia, por exemplo, surgiu a partir dessa necessidade. Trata-se de um método que utiliza o animal, mesclando as áreas de saúde, educação e equitação, em busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. E, ainda, é uma opção para trabalhar a coordenação motora, tonificar os músculos e emagrecer.

Onde praticar?

Rio de Janeiro
Sociedade Hípica Brasileira
Oferece aulas de equitação e possui escola de pôneis
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2448. Lagoa
Tel: (21) 2156-0161
http://www.shb.com.br/

Equita Club
Tem como foco o hipismo clássico (Adestramento, Salto e CCE). Alunos aprendem a lidar com os animais, desde sua preparação até o banho após a aula.
Endereço: Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 406, Barra da Tijuca
(21) 99697-4595
http://www.equitaclub.com.br

Hípica do Clube Marapendi
Oferece aulas de equoterapia
Endereço: Avenida das Américas, 3979, Barra da Tijuca
Tel: (21) 2431-4293
http://www.clubemarapendi.com. br/banner_esportes/deploy/ esportes_hipica.html

São Paulo

Sociedade Hípica Paulista
Oferece aulas nas modalidades Adestramento, Salto e Volteio, além de equoterapia e possui escola de pônei
Endereço: Rua Quintana, 206, Itaim Bibi.
Tel: (11) 5504-6100
http://shp.org.br/

Clube Hípico de Santo Amaro
Oferece aulas nas modalidades Salto, Adestramento, Volteio, e equoterapia e escola de pônei
R. Visconde de Taunay, 508 - Santo Amaro
Tel: (11) 5694-0600
http://www.chsa.com.br/home/

Centro Hípico de São Bento
Oferece aulas de equitação, hipismo e equitação lúdica para crianças
Rodovia dos Tamoios, Km 4. São José dos Campos- SP
Tel: (12) 7814-4882 / 12 9 9616-2893

Belo Horizonte

Hípica Corumi
Oferece aulas de equitação para todas as idades e equoterapia para crianças menores de 5 anos
Av. Professor Navantino Alves, 277 - Cidade Jardim Taquaril, Belo Horizonte/MG
Tel: (31) 3141-1714

Academia do Cavalo
Aulas de equitação e equoterapia
Av. Otacílio Negrão de Lima, 7400
Pampulha, Belo Horizonte/MG
(31) 3427-7329 • (31) 8600-1701
http://www.cafepaddock.com/ academia/

Porto Alegre

Sociedade Hípica Porto Alegrense
Aulas de equitação e equoterapia
Endereço: Av. Juca Batista, 4931 - Hípica, Porto Alegre - RS
Telefone:(51) 3264-1326
http://www.shpa.com.br/ 

Escola de Equitação Cristal
Competições de escolinha e cavalos especialistas em cada prova
R. do Santuário, 220
Belém Velho, Porto Alegre/RS
http://www. escoladeequitacaocristal.com/