
Quatro duelos disputados nesta quinta-feira (1) fecharam a tradicional rodada de Réveillon da Premier League. E o primeiro dia de 2026 foi de poucos gols e nenhum vencedor. Todos terminaram empatados, com apenas duas bolas na rede. A passagem de ano que marca o fim da metade inicial da temporada europeia também encerrou o primeiro turno da competição, que já conta com destaques positivos e negativos.
Numa liga em que recebe cada vez mais equipes crescem em investimento, tornou-se quase normal que alguns do "Big-six" percam as posições de cima da tabela. E desta vez não é diferente — até o momento. Com a briga de título dentro das expectativas, as surpresas e decepções são o que difere atual edição das anteriores.
Luta "normal" pelo topo
Como já vem acontecendo há algumas temporadas, a briga pela liderança está principalmente entre Arsenal e Manchester City. Os Gunners ostentam de quatro pontos de diferença para o adversário, muito pela regularidade durante grande parte das primeiras 19 rodadas. Com uma defesa muito sólida e um elenco recehado de peças, Mikel Arteta parece estar mais perto de conseguir o primeiro título do torneio.
Se tem alguém que pode interromper esse objetivo, mais uma vez, é o City. A equipe comandada por Pep Guardiola até teve um início da campanha irregular. No entanto, vem de uma ótima crescente nos últimos jogos: vinham de nove vitórias até não saiu do zero contra o Sunderland.
Sensações do campeonato
Atrás das duas potências, está uma grata surpresa e que ganhou status de sensação da Premier League. O Aston Villa é o terceiro colocado com 39 pontos — seis a menos que o líder. E chegou a estar mais próximo do topo ainda, quando engatou uma sequência de 11 resultaos positivos em sequência. Mas o revés no duelo direto para o Arsenal, disputado na última rodada, aumentou a distância.
Apesar de não ter a mesma repercussão do time de Unai Emery, o Sunderland também faz trajetória de destaque no campeonato. A briga por uma vaga na Champions League de um clube que recém subiu de divisão já impressiona por si só. E caso consigam confirmar-la, serão lembrados por um bom tempo.
Maiores decepções
Depois de uma Premier League em que ficou próximo do rebaixamento, o Tottenham segue decepcionando seus torcedores na competição. A equipe que passou a ser comandada por Thomas Frank até teve um começo promissor dentro dela, mas despencou no nível de atuação e já se vê distante do pelotão de cima. A 12ª posição da tabela representa bem o que apresentaram até o momento.
Mesmo diante de um momento de recuperação, não dá para negar que o Liverpool faz campanha abaixo do esperado. E não pela quarta colocação que ocupa atualmente, mas pelas expectativas criados em cima dos Reds. Atual campeão do torneio, o time de Arne Slot investiu pesado para contratar nome de peso. O posto de um dos favoritos ao título, entretanto, não saiu do papel — até o momento.
