
Não é de hoje que o Aston Villa subiu de patamar dentro do cenário inglês e europeu. Mas vive, atualmente, a melhor fase em mais de um século. Com um fim de ano praticamente irretocável, até o momento, a equipe de Unai Emery alcançou 10 vitórias consecutivas na temporada. O feito que não conseguia desde 1914 coloca o clube na briga pelo título da Premier League, além de deixar em ótima situação na primeira fase da Liga Europa.
Ainda que seja o time sensação da competição, a missão de encerrar o jejum que já dura 44 anos é bastante complicado. Afinal, está na briga pela liderança contra dois gigantes do país, que são comandados por dois dos melhores treinadores do mundo : o Arsenal de Mikel Arteta (líder) e o Manchester City de Pep Guardiola (vice). A diferença do "The Villans", como é apelidado, para os Gunners é de apenas dois pontos.
Poderio ofensivo é a maior arma
Seja contra os plantéis mais fortes ou mais fracos, o Aston Villa não abre mão da sua maneira de jogar. O objetivo é sempre tentar ser o protagonista da partida, sufocando o adversário. E esse vem sendo bem executado, uma vez que a parte ofensiva foi a principal valência do retrospecto irretocável nos últimos dez desafios. Foram 24 gols na sequência, feitos tanto pelo poderio coletivo quanto pelo destaque de um atacante em especial.
O fato de 11 jogadores do elenco — mais que um time inteiro de linha — terem balançado as redes no período demonstra que a força dos comandados por Emery vai além dos protagonistas. No entanto, não quer dizer que também não haja um que tem aparecido um pouco mais que os outros: Morgan Rogers, de apenas 23 anos, marcou seis vezes e deu duas assistências.
Veja sequência dos últimos 10 resultados
- Aston Villa 2 x 1 Manchester United (Premier League)
- West Ham 2 x 3 Aston Villa (Premier League)
- Basel 1 x 2 Aston Villa (UEFA Europa League)
- Aston Villa 2 x 1 Arsenal (Premier League)
- Brighton 3 x 4 Aston Villa (Premier League)
- Aston Villa 1 x 0 Wolverhampton (Premier League)
- Aston Villa 2 x 1 Young Boys (UEFA Europa League)
- Leeds 1 x 2 Aston Villa (Premier League)
- Aston Villa 4 x 0 Bournemouth (Premier League)
- Aston Villa 2 x 0 Maccabi Tel Aviv (UEFA Europa League)
Aston Villa espera não repetir queda
Apesar da fase atual não ter qualquer indicativo de queda de rendimento, o histórico recente ainda deixa os torcedores levemente desconfiados de que o Aston Villa irá manter o embalo, ou manter-se perto dele. Neste mesmo estágio da temporada 2023/24, a equipe tinha dois pontos a mais que os 36 conquistados até o momento — de 51 disputados. E terminou o torneio na quarta posição.
Para terminar 2025 por cima, os comandados de Emery terá dois confrontos muito duros, ambos fora de casa, e que podem colocá-los na ponta de cima da tabela. Na rodada de natal, enfrenta o Chelsea, no sábado (27), às 14h30 (de Brasília), no Stamford Bridge. Já na de ano novo, terá o Arsenal pela frente, na terça-feira (30), às 17h15 (de Brasília), no Emirates Stadium.
