Lando Norris conquistou título inédito na F1 depois de disputa história com Oscar Piastri e Max Verstappen
Reprodução Instagram/@f1
Lando Norris conquistou título inédito na F1 depois de disputa história com Oscar Piastri e Max Verstappen

A temporada 2025 da Fórmula 1 é uma daquelas que ficará na lembrança dos fãs por muitos e muitos anos. Não apenas por ter três pilotos disputando o título até a última corrida. Também não é pelo campeão inédito, com Lando Norris quebrando uma seca de títulos da McLaren. Ou pela reação histórica do tetracampeão Max Verstappen. Não faltaram polêmicas que levaram a discussão para as redes sociais, durante os dias entre os grandes prêmios e contagiaram os fãs.

CAMPEÃO DO INTERCONTINENTAL
PSGflamengocruz azul
1.20 4.50 11.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

A temporada começou com as McLaren na frente e Oscar Piastri abriu 34 pontos de vantagem para Lando Norris, com os dois muito à frente de Max Verstappen, já na segunda metade do campeonato. Foi então que as polêmicas entraram na pista para fazerem parte das possíveis narrativas para o campeonato de F1 em 2025.

Troca de posições no GP da Itália

No GP da Itália, disputado no circuito de Monza, liderado por Max Verstappen, a McLaren decidiu inovar na estratégia. Chamou primeiro Oscar Piastri, que estava atrás de Norris na pista, para troca de pneus. A equipe avisou a Norris pelo rádio que não permitiria um undercut — tomar a posição em uma volta rápida com pneus mais novos — por parte de Piastri.

Mas um erro na parada de Norris colocou o seu companheiro à frente. A McLaren não teve dúvidas, e pediu ao contrariado líder do campeonato que devolvesse a posição. O britânico terminou em 2º, logo à frente do australiano. Curiosamente, a estratégia controversa acabou sendo decisiva, por mero acaso, para o título de Norris sobre Verstappen.

Ultrapassagem forçada de Norris

Na largada do GP de Singapura, com Lando Norris ainda 25 pontos atrás de Piastri, colocou mais fogo na disputa. Norris forçou a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe, com direito a um leve toque entre as rodas que assustou Piastri. Lando Norris chegou em segundo, logo à frente de Piastri, diminuindo em mais 3 pontos a diferença no campeonato.

Acidente duplo na corrida de sprint em Austin

Na etapa seguinte, na corrida de sprint no GP dos EUA, aconteceu o que a McLaren mais temia. Norris tocou a Sauber de Nico Hulkenberg na largada e acabou atingindo o carro de Piastri. Com as duas McLaren fora, Verstappen aproveitou para diminuir em 23 pontos a diferença para Piastri no campeonato, com duas vitórias no Texas.

Desclassificação dupla em Las Vegas

Tudo parecia calmo para a McLaren depois de duas vitórias de Norris, no México e no Brasil, tomando a liderança do campeonato do companheiro de box. Na etapa seguinte, em Las Vegas, apesar de mais uma vitória da Red Bull, tudo parecia sob controle para a equipe de Woking, com Norris em 2º e Piastri na 5ª posição. Mas uma irregularidade encontrada no assoalho dos carros da McLaren desclassificou os dois pilotos e colocou Max Verstappen de vez na briga pelo título.

Estratégia desastrada no Catar

Veio então o GP do Catar, penúltima prova da temporada. Piastri já tinha vencido com autoridade a corrida de sprint e encaminhava um final de semana perfeito, cravando a pole position e liderando a corrida. Mas um safety car na sétima volta abriu a janela para mais uma polêmica envolvendo a McLaren.

Com receio de atrapalhar Lando Norris, que teria que esperar alguns segundos no pit lane, a equipe decidiu manter os dois pilotos na pista. A decisão custou a dobradinha e a corrida caiu no colo de Max Verstappen, que tomou a vice-liderança do campeonato.

Ultrapassagem polêmica sobre Antonelli

A última volta do GP do Catar ainda guardava mais uma polêmica. Lando Norris estava na quinta posição, atrás de Andrea Kimi Antonelli, o que deixava a briga pelo título mais aberta do que nunca. Mas um erro do piloto da Mercedes deu uma posição importantíssima para Norris.

As críticas da Red Bull Racing acabaram tomando uma dimensão perigosa nas redes sociais e a equipe foi obrigada a se retratar. Esta ultrapassagem acabou dando a Norris exatamente os dois pontos que precisou para garantir o título na etapa seguinte.

Ultrapassagem por fora sobre Tsunoda

Com polêmicas para todos os gostos, não podia faltar discussão na última etapa do mundial de pilotos. No GP de Abu Dhabi, neste domingo (7), uma ultrapassagem de Lando Norris sobre Yuki Tsunoda, companheiro de Verstappen, deu o que falar.

Depois de Tsunoda ziguezaguear na pista para tentar segurar a McLaren, Norris tirou as quatro rodas da pista para fazer a ultrapassagem. A situação foi investigada pelos comissários de pista, mas apenas o companheiro de Verstappen foi punido com 5 segundos, concluindo que o britânico foi forçado a cometer a irregularidade, pela própria atitude do japonês. Pelo menos essa vez, parece que a McLaren tinha razão.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes