
O sorteio da Copa do Mundo de 2026 marcará o pontapé inicial da maior edição já organizada pela FIFA. Com 48 seleções e em novo formato, a cerimônia definirá a estrutura da fase de grupos e o caminho das favoritas em um torneio mais longo, mais denso e com seleções menos conhecidas dos torcedores.
O evento acontecerá a partir das 14h (de Brasília) em Washington, nos Estados Unidos, e também terá atenção especial no Brasil. Pela projeção atual do ranking da FIFA, a Seleção aparece como cabeça de chave no Pote 1, o que reduz riscos de cruzar grandes potências logo na primeira fase.
O sorteio da Copa terá transmissão dos seguintes canais: Globo, SporTV, GE TV, Cazé TV e Fifa+.
Data, horário e local do sorteio da Copa do Mundo
País-sede junto com Canadá e México, os Estados Unidos foram escolhidos para realizar o sorteio. O Kennedy Center, em Washington, estará repleto de presidentes, dirigentes e técnicos para acompanhar o sorteio nesta sexta-feira (05), a partir das 14h (de Brasília).
- Data: 5 de dezembro de 2025
- Horário: 14h (de Brasília)
- Local: Kennedy Center, Washington, D.C., EUA
Como serão os potes e a formação dos grupos
As 48 seleções serão divididas em quatro potes. O critério utilizado será o ranking de novembro de 2025 e nas vagas definidas pelos playoffs continentais.
- Pote 1: Canadá, Estados Unidos, México, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Paraguai, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti e Nova Zelândia.
As demais seleções serão definidas através das repescagens para a Copa, que só acontecerá em março de 2026.
- Repescagem 1 (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia e Herzegóvina);
- Repescagem 2 (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia);
- Repescagem 3 (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
- Repescagem 4 (Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda);
- Repescagem 5 (Nova Caledônia, Jamaica ou República Democrática do Congo)
- Repescagem 6 (Bolívia, Suriname ou Iraque).
Com o Brasil no Pote 1, a Seleção escapará de enfrentar seleções como Argentina, França, Inglaterra e Portugal na fase inicial.
Cenário do Brasil no sorteio
A seleção brasileira chega ao sorteio em posição, de certa forma, confortável. Pelo desempenho acumulado nos últimos ciclos e o peso dos jogos oficiais, o Brasil aparece entre os nove times mais bem ranqueados do mundo, condição que assegura sua presença no Pote 1.
Por outro lado, seleções como Croácia e Marrocos, semifinalistas em 2022, e a Itália, na repescagem, podem aparecer no caminho do Brasil já na fase de grupos.
Regras que influenciam o sorteio
A FIFA manterá regras tradicionais para garantir diversidade e equilíbrio entre as chaves. Isso significa que não podem se repetir seleções da mesma confederação no mesmo grupo, exceto a UEFA, que pode ter duas.
Os países-sedes já têm posição fixa. O México encabeça o Grupo A, enquanto o Canadá está colocado no B, e os EUA no D.
Onde assistir a Copa do Mundo 2026
Existem seis possibilidades para assistir a Copa dos EUA-México-Canadá. Na TV aberta, a Globo e o SBT aparecem como opções. No streaming a lista é maior, com GETV, Fifa+ e Cazé TV, única detentora dos 104 jogos. Já o SporTV faz a transmissão no canal fechado.
- Globo
- SBT
- SporTV
- GE TV
- Cazé TV
- Fifa+
