Os 4 pontos que levaram o Mirassol à fase de grupos da Liberta

Equipe do interior de São Paulo superou o Vasco e garantiu a classificação direta para primeira etapa da competição continental

Mirassol garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores
Foto: JP Pinheiro/Mirassol
Mirassol garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores

A classificação para Libertadores já estava garantida, mas o feito conquistado na terça-feira (2) é ainda maior. Com a vitória de 2 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, o Mirassol garantiu uma vaga na fase de grupos da principal competição do continente. O feito, com uma rodada de antecedência, escancara ainda mais uma campanha que fica marcada para história.

O clube da pequena cidade do interior de São Paulo, com pouco mais de 60 mil habitantes, disputou sua primeira Série A logo no ano do centenário. Apontado como um dos principais candidatos à rebaixamento, surpreendeu todo mundo diante da inesperada trajetória de muito sucesso. E a sensação do torneio foi recompensada no fim com a classificação direta.

🔥Odds altas no Brasileiro!
Flamengo Empate Ceará
Novibet 1.23 5.50 14.25
Alfa 1.27 5.00 11.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

"É um trabalho bastante sério que vem sendo realizado, não de agora, mas de muito tempo. É pelo Juninho, pelo presidente Edson, agora com a nossa chegada, com o Paulinho também. Então, é fruto de muito trabalho nosso dia dia. É um dia a dia muito saudável também. E Deus vem nos abençoando porque a trabalha todo dia para ter coragem e para ter desempenho dentro do jogo", disse Reinaldo, artilheiro do time no campeonato.

Os 4 pontos cruciais da campanha

Absolutamente ninguém imaginava que a equipe comandada por Rafael Guanaes poderia chegar tão longe no Brasileirão. Afinal, era a com menos folha salarial dentre todos os 20 participantes. E conseguiu isso de maneira inconstestável, por diversos pontos que puderam ser observado ao longo dos 37 duelos que disputou — até o momento.

Rafael Guanaes

O Mirassol não escapou da máquina de moer técnicos que é o futebol nacional. Eduardo Barroca iniciou o ano no comando e durou somente 66 dias. A decisão pela troca, entretanto, não poderia ter sido mais acertada. Não por quem saiu, e sim por quem chegou. Guanaes é a peça chave da força coletiva do time, que não abriu mão da sua forma de jogar, independente do local e adversário. É impossível não destacar o bom futebol praticado de forma constante durante a competição.

Tempo para se preparar

Se o treinador faz um trabalho espetacular, parte disso se deve à algo raro no Brasil: tempo para treinar. Com o clube tendo apenas o Brasileirão para disputar, ele conseguiu utilizar das muitas semanas cheias de atividades para evoluir a equipe cada vez mais. E pôde contar com o bom estado físico dos atletas, que pouco sofreram com lesões no período.

Força dentro de casa

Seja como mandante ou visitante, o Mirassol em nenhum momento abriu mão do seu modelo de jogo — bem distante de ser defensivo. E, apesar de ter uma das melhores campanhas longe de seus comandos, foi no próprio estádio (Maião), que se tornou uma equipe imbatível. Não é por acaso que está a um desafio, contra o Flamengo, de terminar o torneio invicto dentro de casa. O aproveitamento é de quase 78% (12V - 6E - 0D).

Poderio onfensivo

Se espera que clubes de menor expressão joguem de uma forma mais reativa na primeira divisão do Brasileiro. A equipe de Rafael Guanaes provou que existe outras formas de chegar às vitórias contra os gigantes do país. E é justamente a força ofensiva que marcou a trajetória dela. O Leão Caipira, como é apelidado, tem o terceiro melhor ataque do torneio, com 59 gols marcados.