
O técnico Abel Braga fez uma fala homófica durante sua entrevista coletiva na noite deste domingo (30). Ele comandará o Internacional nas duas últimas rodadas do Brasileirão e tem a missão de tirar o time do Z4. A equipe é atualmente a 17ª do torneio, com 41 pontos, empatada com o Santos (16º). O treinador não receberá salário nesse momento.
A fala homofóbica
"Eu fiz uma brincadeira, no fundo ele (D'Alessandro) deu esporro em todo mundo. Eu falei 'Ô, eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de viado'. E ele já falou: 'Eu não falei que tinha que tirar essa camisa aí?'", disse o treinador.
O trecho do Abel Braga, novo treinador do Internacional, falando que não quer o time dele usando uma camisa rosa pois “parece time de viado” e que tinha que “tirar essa camisa aí”
— DataFut (@DataFutebol) November 30, 2025
pic.twitter.com/A0paOQ2cGL
Ramón Díaz teve fala machista no início do mês
O treinador Ramón Díaz, demitido após derrota para o Vasco por 5 a 1, fez uma fala machista no início do mês de novembro. À época, ele reclamou de um gol anulado contra o Bahia.
“Tenhamos muito cuidado, que o clube tenha muito cuidado com os árbitros, com o que aconteceu hoje. E já passou uma partida em que Romero fez o gol e também o anularam. Que tenham muito cuidado. Isso temos que ter muito cuidado. Eu vou falar com o presidente. Não pode ser que, em um clube tão importante, se passe isso, o que aconteceu hoje. Porque foi incrível. O futebol é para homens, não é para meninas, é para homens”, disse Ramón Díaz.
O cenário do Inter
A triunfo do Vitória sobre o Mirassol empurrou o Colorado para o 17º lugar, com 41 pontos. O time agora abre o Z-4 e carrega uma probabilidade de 37,8% de queda.
O cenário é claro: Sport e Juventude já estão rebaixados. Fortaleza (83,9%) e Santos (45,7%) também vivem drama pesado. O Inter aparece logo atrás. O Peixe tem probabilidade maior por conta dos dois jogos restantes, embora também tenha os mesmos 41 pontos do Colorado. Vitória (26,5%) e Ceará (5,9%) correm por fora.
ABEL BRAGA ESTÁ DE VOLTA AO INTER! 💪🇦🇹
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 29, 2025
Técnico com mais partidas disputadas à frente do Clube do Povo e líder das maiores conquistas da nossa história, ídolo assume o comando colorado até o fim do Campeonato Brasileiro.
Abel iniciará os trabalhos no CT Parque Gigante neste… pic.twitter.com/PMWX65abtT
A tabela
- 14° - Ceará - 43 pontos
- 15° - Vitória - 42 pontos
- 16° - Santos - 41 pontos
- 17° - Internacional - 41 pontos
- 18° - Fortaleza - 37 pontos*
- 19° - Juventude - 34 pontos
- 20° - Sport - 17 pontos
O que mais disse Abel
Dívida com o Inter
"Muitos de vocês, de repente, não saibam que eu fui obrigado, lá atrás, a tomar a decisão que não é a que eu achava que eu deveria tomar, mas eu agi com a razão. Mas ficou uma marca no coração até hoje. Foi quando, não sei se precisar para vocês, quando houve a tropa de treinador e me chamaram para pegar o Inter naquele momento. E eu tinha plena convicção de que iria cair. E estava muito recente ainda de tudo aquilo que eu conquistei com esse clube. Eu disse não.
E o Inter caiu. Eu espero poder apagar essa coisa que me incomoda aqui um pouquinho."
Acredita na permanência
"Porque eu acredito naquilo que eu tenho visto. Falei para os jogadores: 'Vocês devem estar pensando que eu sou maluco'. 'Fazer o quê aqui?' Exatamente essas palavras que eu usei. 'Vocês sabem por que eu vim? Porque eu acredito. Porque uma equipe que faz o primeiro tempo, como vocês fizeram com o Santos, não pode estar vivendo uma situação dessa'. Então, como vocês melhoram o anímico, o astral, a confiança, recuperam isso tudo em pouquíssimas horas, para trazer de volta aquilo que nós somos realmente, é impossível'."
Conversa com torcedores
"Falei: 'Ó, quero pedir a vocês, porque eu tenho visto jogos. Tenho visto o quanto tem sido duro pra vocês, mas vocês em momento nenhum deixam a equipe largada. Quero pedir uma coisa a vocês. Só pode... Esse grupo tá vivendo esse momento, essa equipe, porque o mental tá muito baixo. Porra, jogador chega aqui, porra, chega o jogador, porra, não faz sacanagem com o jogador. Deixa o cara, deixa o cara recuperar do último jogo, recuperar aí do momento. Ver que tá chegando aqui, tá sendo bem recebido, como vocês sempre fizeram nos jogos'. E foi incrível, cara. Foi incrível, foi incrível."
Compromisso
"Eu acho que a gente precisa. A única coisa que a gente não precisa agora, porque eles não vão adquirir, é a parte física. Agora, a tática, cada um tem sua maneira, cada um tem seu jeito. O que eu quero, comecei a mostrar hoje. Foi muito, muito, muito bom. E claro que a parte mental, uma equipe que chega numa situação dessa, desse tamanho, desse clube, da qualidade dos jogadores, nem eles conseguem entender muito bem.
Nem eles. Eles sabem que deixaram passar muito tempo. Deixaram chegar numa situação que quase que é irreversível. Mas nós faremos de tudo. Com muita convicção. Nós vamos fazer de tudo pra sair."