Gabriel Bortoleto volta a correr "em casa" no GP do Catar

Depois de sequência ruim em cinco circuitos desconhecidos, Gabriel Bortoleto busca recuperação em Lusail, onde já correu na F2.

Gabriel Bortoleto busca afirmação no ano de estreia na F1
Foto: Reprodução Instagram/@gabrielbortoleto_
Gabriel Bortoleto busca afirmação no ano de estreia na F1

Depois de uma má sequência em cinco circuitos onde nunca havia corrido, Gabriel Bortoleto volta a disputar o GP do Catar de F1, neste fim de semana, em busca de recuperação. O circuito de Lusail é uma pista onde o brasileiro já correu pela Fórmula 2, em 2024, e na Fórmula 3, em 2023.. E os resultados da temporada 2025 de F1 mostram que isso faz uma grande diferença.

Experiência que faz a diferença

Até agora, Bortoleto disputou 10 etapas em circuitos inéditos na carreira e 12 corridas em pistas que já conhecia da F2 e/ou F3. E dos 19 pontos conquistados na sua temporada de estreia na F1, apenas 1 vem das pistas desconhecidas, no GP do México. 

Nas nove “etapas-surpresa” restantes, o melhor resultado foi um 14º lugar no Canadá. Os acidentes na primeira volta em Interlagos e Las Vegas, nas últimas duas provas, só serviram para detonar de vez a sequência ruim.

Bortoleto no GP do Catar!
top-6 pódio vitória
17.0 101.0 401.0
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Sucesso correndo "em casa"

Nos circuitos com os quais o piloto de 21 anos já tinha alguma familiaridade, a história foi outra, principalmente a partir da sétima etapa do campeonato.

Depois de um abandono na estreia, em Melbourne, e decepções no Bahrein, Arábia Saudita e Ímola, o talento de Bortoleto começou a chamar atenção do paddock e da mídia. A partir do GP de Mônaco, um dos piores resultados foi exatamente um 14º lugar no principado. A única exceção foi um acidente em Silverstone, na chuva, apesar de ser uma situação que o brasileiro já tinha experimentado na F3. 

O jovem piloto pontuou nas três pistas seguintes: 9º lugar em Spa-Francorchamps e 6º em Hungaroring e 8º lugar em Monza, circuitos que conhecia das duas categorias anteriores. O próximo destino repetido foi o circuito de rua de Baku, onde ficou com a 11ª posição no GP do Azerbaijão.

🔥Mundial de Pilotos 2025!
Norris verstappen piastri
1.27 3.75 17.00
1.20 4.50 21.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Bortoleto x Hulk

Na disputa interna contra Nico Hulkenberg, que conhece muito bem quase todas as pistas, a diferença fica ainda mais evidente, tanto nas classificações quanto nas corridas.

Se os companheiros de Sauber estão empatados em melhores posições de largada (11 a 11), nos circuitos conhecidos por Bortoleto, o brasileiro vai "goleando" por 9 a 3. Nas melhores posições de largada, o veterano tem duas corridas de vantagem na temporada, mas essa vantagem se inverte nas pistas em que o novato já havia competido. 

Reta final da temporada 2025

Agora, Gabriel Bortoleto tem a chance de se recuperar nas duas últimas provas da temporada 2025 da F1, nos circuitos onde buscou o título da Fórmula 2, no ano passado: Lusail, no Catar, e Yas Marina, em Abu Dhabi. Caso se confirme a tendência de melhor rendimento, Bortoleto só aumenta a esperança brasileira com a Audi F1 para o ano que vem, já conhecendo todas as pistas.

Circuitos inéditos para Bortoleto:

China (18º), Japão (19º), Miami (abandono), Canadá (14º), Holanda (15º), Singapura (17º), Texas (18º), México (10º), Interlagos (abandono) e Las Vegas (abandono).

Circuitos já conhecidos por Bortoleto:

Melbourne (abandono/quebra), Bahrein (18º), Arábia Saudita (18º), Ímola (18º), Mônaco (14º), Barcelona (12º), Áustria (8º), Silverstone (abandono), Spa-Francorchamps (9º), Hungaroring (6º), Monza (8º), Baku (11º), Catar e Abu Dhabi.