Campeonato Carioca teve oito campeões em sua história
Foto: Mailson Santana/Fluminense FC
Campeonato Carioca teve oito campeões em sua história

Em meio às já sabidas mudanças estabelecidas para o calendário do brasileiro em 2026, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro ( Ferj) definiu o regulamento do Campeonato Carioca do ano que vem, em Conselho Arbitral realizado nesta segunda-feira (24), na sua sede. E são muitas as alterações confirmadas para próxima edição.

A principal delas é a grande redução de datas do torneio: saiu de 16 para apenas dez. Este cenário já era imaginado desde que a Confederação Brasileira de Futebol ( CBF) reformulação dos estaduais, com o objetivo de diminuir a sobrecarga dos clubes grandes — um velho problema no Brasil.

Equipes principais precisam estrear na 4ª rodada

Mesmo diante da grande melhora com o encolhimento do torneio, os quatro grande do Rio ( Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco) vão poder estrear as equipes principais apenas na 4ª rodada. A opção por utilizar plantéis alternativos — com reservas ou jovens da base — é essencial para os rumos de todo ano desses.

Isso se dá porque terão a possibilidade de ter mais tempo para realizar a pré-temporada. No caso do rubro-negro, por exemplo, as férias dos jogadores podem se prolongar até depois do início do carioca, caso conquistem a Libertadores e, consequentemente, partam para disputa da Copa Intercontinental.

Independente de qualquer coisa, os principais clubes do Estado precisam estar com todos plantel à disposição até o quarto desafio da competição. Senão poderão ser punidos com perda de cotas.

Competição dividida em dois grupos

Com o calendário reduzido para disputa, foi necessário efetuar algumas modificações no formato do Carioca. Serão dois grupos de seis times na primeira fase — com dois grandes em cada. E o cruzamento será feito fora dos grupos.

Os oito melhores gerais vão garantir a classificação para as quartas de final, que serão decididas em partida única. Em seguida, a semifinal terá duelos de ida e volta. Por último e mais importante, a grande decisão acontece em um só confronto, com paco já definido: o Maracanã.

Grupo A

  • Fluminense
  • Vasco da Gama
  • Volta Redonda
  • Sampaio Corrêa
  • Portuguesa
  • Bangu

Grupo B

  • Flamengo
  • Botafogo
  • Madureira
  • Maricá
  • Boavista
  • Nova Iguaçu

Competição volta a ter premiação

Após seis edições sem premiação, o torneio voltará a pagar os clubes pela participação. A Ferj ainda não definiu os valores que serão embolsados. No entanto já informou que será utilizado um modelo semelhante ao da Copa do Brasil, em que os representantes recebem as cotas conforme avançarem na competição.

"A gente acha que com essa normatização, com o campeonato sendo realizado dessa forma os clubes têm um objetivo maior que é ganhar cada vez mais dinheiro. Então eles jogam o campeonato com mais força, com mais impacto, para produzir sempre o melhor resultado, que aí eles têm a possibilidade do ganho", disse Marcelo Vianna, vice-presidente da Ferj.

O Campeonato Carioca vai iniciar no dia 14 de janeiro — uma quarta-feira. Grande parte das partidas estão previstas para serem disputadas durante os fim de semanas, enquanto jogos do Brasileirão, que vai estrear duas semanas depois, serão realizados no meio delas.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes