
A última rodada da Série B tem cenários que impactam o resultado do campeonato em oito das 10 partidas que serão disputadas. Há briga em aberto pelo título, pelas três vagas restantes na Série A e pelo último rebaixado. Nove delas serão disputadas no domingo (23), exceto Vila Nova x Volta Redonda, que será quarta-feira (19), mas não interfere no resultado do campeonato.
O título está entre Coritiba e Athletico-PR . Para subir, seis times ainda respiram. Na parte de baixo, três clubes lutam para não se juntar a Amazonas, Volta Redonda e Paysandu, já rebaixados para a Série C.
Os jogos de domingo
- Amazonas x Coritiba
- Athletico-PR x América-MG
- Cuiabá x Criciúma
- Remo x Goiás
- Chapecoense x Atlético-GO
- Botafogo-SP x Avaí
- Operário-PR x Ferroviária
- Novorizontino x CRB
Cenário do título
O Coritiba chega líder, já garantido na Série A, e favorito ao troféu: tem 87,1% de chance de ser campeão, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Basta empatar com o já rebaixado Amazonas. O Athletico-PR, com 12,9%, precisa vencer o América-MG e torcer por derrota do rival.
Chances de acesso:
- Coritiba – 100%
- Athletico-PR – 99,29%
- Criciúma – 83,3%
- Goiás – 63,0%
- Chapecoense – 36,0%
- Remo – 18,5%
Como chega cada time
Coritiba (1º, 65 pontos)
Acesso garantido. É campeão com empate contra o Amazonas. Se perder, precisa torcer para o Athletico-PR não vencer.
Athletico-PR (2º, 62)
Se vencer o América-MG, sobe. Pode ser campeão se o Coxa perder. Mas, se tropeçar, ainda pode ficar fora da Série A caso Criciúma, Goiás e Chapecoense ganhem.
Criciúma (3º, 61)
Sobe se vencer o Cuiabá. Com empate, precisa torcer para Chapecoense ou Goiás não vencerem. Se perder, depende do Atlético-GO segurar a Chape.
Goiás (4º, 61)
Sobe se vencer o Remo. Com empate, depende de tropeços de Chapecoense ou Criciúma. Se perder, perde a vaga para o próprio Remo.
Chapecoense (5º, 59)
Precisa vencer o Atlético-GO e torcer por um tropeço de Athletico-PR, Criciúma ou Goiás. Empate ou derrota eliminam qualquer chance.
Remo (6º, 59)
Só sobe se vencer o Goiás e Criciúma perder ou Chapecoense não vencer.
Situação tranquila
Novorizontino, CRB, Avaí, Atlético-GO, Cuiabá, América-MG, Vila Nova e Operário-PR estão livres de qualquer risco.
A batalha contra o rebaixamento
Volta Redonda, Paysandu e Amazonas já estão rebaixados. Falta apenas uma vaga, disputada por Athletic, Botafogo-SP e Ferroviária .
Probabilidade de rebaixamento:
- Ferroviária: 76,9%
- Botafogo-SP: 15,4%
- Athletic-MG: 7,7%
O que cada time precisa fazer
Athletic (15º, 41 pontos)
Se vencer o Paysandu, fica. Com empate, depende de tropeço de Botafogo-SP ou Ferroviária. Se perder, precisa que um dos rivais não vença.
Botafogo-SP (16º, 41)
Se vencer o Avaí, escapa. Empatando, depende do Athletic perder ou da Ferroviária não ganhar. Se perder, só permanece se a Ferroviária não vencer.
Ferroviária (17º, 40)
Só escapa se vencer o Operário-PR e Athletic ou Botafogo-SP tropeçarem.