
A Noruega é a mais nova sensação no cenário internacional de seleções. Comandada pelo atacante Erling Haaland, do Manchester City, o país nórdico voltará a disputar a Copa do Mundo depois de 28 anos. A classificação para o Mundial de 2026 – nos Estados Unidos, México e Canadá – veio no último domingo (16) com a vitória de 4 a 1 sobre a Itália, em Milão.
O momento é totalmente positivo. A seleção nórdica vive a invencibilidade de 12 partidas, contabilizando 11 vitórias e um empate. A campanha durante as Eliminatórias foi de oito vitórias em oito jogos disputados, com 37 gols feitos e apenas cinco sofridos.
A Noruega teve 24 pontos, seis a mais que a vice-líder Itália, que disputará a repescagem. Estes números fazem os nórdicos chegarem ao torneio da FIFA como queridinhos dos torcedores. Apesar de não ser uma missão fácil, eles se permitem sonhar com o título. Em caso de conquista, a Superbet paga a cota de R$ 40.
Destaques
Há quem classifique o atual time da Noruega como a nova “geração belga”, em referência à Bélgica que chegou nas Copa de 2018 e 2022 cercada de expectativa e muita badalação. No elenco do técnico Stale Solbakken, os destaques são:
Erling Haaland
O atacante é, sem dúvida alguma, o principal nome desta equipe. Artilheiro nato, ele fez dois gols na vitória recente sobre os italianos, chegando à marca de 55 gols feitos em 48 partidas disputadas.
A estreia de Haaland no time principal da Noruega aconteceu em 4 de setembro de 2019. No ano que vem será a primeira vez que o jogador do Manchester City disputará uma grande competição com a sua seleção.
Orjan Nyland
Nyland é goleiro do Sevilla, da Espanha, e tem experiência em um dos principais campeonatos nacionais do planeta, a La Liga, o que o ajuda a não sentir a pressão em jogos grandes.
Julian Ryerson
O lateral-direito Julian Ryerson veste a camisa do Borussia Dortmund, da Alemanha. Nos últimos anos, ele assumiu a titularidade do time aurinegro da Bundesliga e não largou mais.
Sander Berge
Berge é meio-campista e um dos principais responsáveis por fazer a bola chegar com qualidade aos pés do Haaland. Ele é jogador do tradicional Fulham, da Premier League. O atleta joga na Inglaterra desde a temporada 2019/2020, quando foi contratado pelo Sheffield United, vindo do Genk, da Bélgica.
Martin Odegaard
Este aqui é o grande destaque do meio de campo da Noruega. Martin Odegaard, do Arsenal, da Inglaterra, é um dos principais meias da atualidade. Ele está afastado dos gramados desde o início de outubro por conta de uma lesão no joelho. No entanto, a tendência é que não seja desfalque na Copa do Mundo de 2026.
Alexander Sorloth
Formando a dupla de ataque com Haaland está Sorloth, do Atlético de Madrid, da Espanha. Com um porte físico grande, o atacante também é uma constante ameaça às defesas adversárias, principalmente com as bolas aéreas, já que tem 1,95 metros.
Jogo com o Brasil?
De acordo com notícias recentes, os noruegueses negociam um amistoso com a seleção brasileira na véspera do Mundial. A Noruega é uma das poucas equipes que o time canarinho nunca venceu na história.
Em quatro jogos foram dois empates e duas derrotas. O encontro mais icônico foi a derrota de 2 a 1, de virada, sofrida na fase de grupos da Copa do Mundo de 1998, na França.
