
A terça-feira (11) é a marca de um mês a menos para a tão aguardada Copa do Mundo . Agora faltam 8. Com o tempo cada vez mais curto até seu início, a expectativa para conhecer todos as 48 seleções que estarão na maior edição da história do torneio crescem dentre os amantes do futebol. O torneio é um celeiro craques do mundo inteiro, que se reunem por um motivo mais que especial: viver o maior momento de representação do país que nasceu.
Até o momento, 28 equipes nacionais estão garantidas no Mundial. Já é possível fazer uma lista extensa dos astros que vão entrar nos campos dos Estados Unidos, Canadá e México, entre junho e julho de 2026. No entanto, ainda há diversos que precisam carimbar o passaporte para América do Norte. E nem todos por ainda não ter classificado para competição.
Veja craques que ainda não estão garantidos na Copa
Neymar (Brasil)
A maior estrela desta geração brasileira, Neymar seria nome certo na Copa há não muito tempo. Afinal, a Amarelinha já assegurou seu lugar. Mas o meia-atacante do Santos vive momento bastante delicado na busca por uma convocação para o torneio. Sem conseguir atuar bem com constância há mais de dois anos, seu nome não esteve em nenhuma das quatro listas de Carlo Ancelotti — até o momento.
Kylian Mbappé (França)
A equipe de Deschamps está a um empate da classificação, e sob comando de Mbappé no ataque, promete ser uma das grandes favoritas ao título. O centroavante foi peça fundamental na conquista de 2018 e no vice de 2022 – foi artilheiro desta edição. Muito perto do Mundial, o camisa 9 do Real Madrid terá a possibilidade de se tornar o maior goleador do torneio: está a cinco bolas na rede de ultrapassar as 16 do alemão Klose .
Erling Haaland (Dinamarca)
Maior artilheiro da história da seleção norueguesa, com 51 bolas na rede em 46 partidas, Haaland tenta levar o país a terceira Copa do Mundo da história, após 28 anos. O país praticamente garante a vaga com uma provável vitória contra a Estônia, por ter 16 de saldo a mais que a Itália — segunda colocada do seu grupo —, tendo apenas uma rodada para disputar depois. Com isso, a presença da máquina de gols do Manchester City está muito próxima de se confirmar.
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo é símbolo de longevidade. O atacante do Al-Nassr, que marcou época no Real Madrid, pode ir para o sexto Mundial da carreira. Ele inclusive já confirmou que está será a última chance de conquistar o tão almejado troféu que falta para completar sua galeria na seleção. O maior goleador da história do futebol, segundo a Fifa, está a um empate contra a Irlanda de, junto com Messi, se tornar o jogador com mais participações na competição.
Lamine Yamal (Espanha)
Yamal é o grande destaque da considerada, por muitos, como a grande favorita ao título, mesmo com apenas 18 anos. A joia do Barcelona, que foi eleito o segundo melhor do mundo na última Bola de Ouro, já foi protagonista na conquista espanhola na Eurocopa de 2024. Agora o objetivo é alncaçar o ápice pela seleção, logo na primeira oportunidade que terá de disputar uma Copa do Mundo. E uma vitória sobre a Geórgia garante o primeiro passo para o objetivo: a classificação.
Joshua Kimmich (Alemanha)
Há 11 anos no Bayern de Munique, todos como titular absoluto, é díficil definir o auge de Kimmich é uma missão difícil. Segundo capitão da equipe sensação do momento, ele agora tenta a mesma sorte pelo país. Até o momento, o Mundial só traz más lembranças, já foi eliminado na fase de grupos nas duas que esteve (2018 e 2022). No entanto, a vaga da Alemanha está em risco, já que está na segunda posição do Grupo A — até o momento.
Victor Osimhen (Nigéria)
O centroavante não está na melhor fase da carreira, e isso está mais ligado à uma escolha que por queda de rendimento. Osimhen ainda é um fazedor de gols nato. O problema é que deixou o Napoli, do futebol italiano, para se aventurar na Turquia, onde segue marcando pelo Galatasaray . Independente da mudança, ele é a grande esperança da Nigéria, que precisa passar da repescagem da África e depois da geral para não ficar fora do segundo Mundial seguido.
Bryan Mbeumo (Camarões)
Mbeumo não era muito conhecido até pouco tempo atrás. Após ótima Premier League no Brendfort, na última temporada, atraiu os olhares dos gigantes da Inglaterra. O ponta-direita escolheu o Manchester United como destino, e vem sendo um dos principais nomes da equipe desde então — marcou cinco vezes e deu uma assistência nos últimos sete jogos. Foi dele um dos gols que colocaram Camarões na repescagem africana, e que mantém suas esperanças de ir para segunda Copa da carreira.