
O Mirassol é a grande surpresa do Brasileirão até aqui. Estreante na competição, o Leão faz uma campanha impecável como mandante, não abre mão de jogar fora de casa, e tem como trunfo um elenco experiente que está a poucos pontos de confirmar uma vaga na Libertadores da próxima temporada.
Desde as primeiras rodadas o Mirassol construiu uma sequência
impressionante no Maião. Em 17 jogos disputados diante da torcida, o Leão venceu 11, empatou seis, e não perdeu nenhum. A vitória sobre o líder - e favorito - Palmeiras no último domingo (9) é a prova de que o estádio virou um caldeirão a favor do time do interior.
Essa invencibilidade em casa atingiu níveis históricos. Até o momento são 34 gols marcados e 13 sofridos, números que transformaram o Maião no estádio com maior diferença de gols do Brasileirão.
Além disso, o único time que também não perdeu em casa até aqui foi o Flamengo, com 12 vitórias e cinco empates. Atrás apenas do Mengão, o Leão é o segundo melhor mandante do campeonato.
- 11 vitórias
- 6 empates
- 0 derrotas
- 34 gols marcados
- 13 gols sofridos
Números fora de casa
Para se sustentar no G4 do Brasileirão, não basta apenas pontuar em casa. Apesar de não ter uma campanha perfeita fora do Maião, os 20 pontos conquistados em 16 partidas como visitante colocam o Mirassol como 5º melhor visitante e foram cruciais para levar o time para a parte de cima da tabela.
- 5 vitórias
- 5 empates
- 6 derrotas
- 18 gols marcados
- 19 gols sofridos
Melhor campanha de um estreante no Brasileirão
Coletivamente, a campanha do Mirassol já é histórica. Na 29ª rodada, ao vencer o São Paulo por 3 a 0, o Leão chegou a 52 pontos e bateu o recorde de melhor campanha de um time estreante na era dos pontos corridos, superando o Barueri de 2009, que somou 51 pontos.
Reinaldo se destaca individualmente
Analisando o elenco do Mirassol, o grande destaque individual é um velho conhecido da torcida: Reinaldo. O lateral-esquerdo com passagem pelo São Paulo é um dos líderes do elenco e, aos 36 anos, é presença garantida no time titular de Rafael Guanaes.
Dos 33 jogos realizados no Brasileirão, Reinaldo esteve em campo em 31 deles, sendo 30 como titular. Ao todo, foram 2652 minutos disputados até o momento do “Rei” das participações diretas em gols do Leão.
Cobrador oficial de pênalti do time, o lateral-esquerdo é o artilheiro do Mirassol com 11 gols marcados, quase o dobro do atacante Chico da Costa, que marcou 6 vezes. Além das bolas nas redes, foram oito assistências até aqui, totalizando 17 participações diretas nos 54 gols marcados.
Vaga na Libertadores quase garantida
Com 59 pontos e cinco partidas por disputar, o Mirassol está muito próximo de garantir vaga na Libertadores do ano que vem. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Leão tem 99,99% de chances de terminar o Brasileirão no G4.
A campanha do Leão inaugura um novo capítulo no futebol brasileiro: um time pequeno e sem tradição na elite, mas que construiu seu sucesso com organização, foco em dados e valorização de jogadores experientes. Restam algumas rodadas para saber se o clube do interior irá direto para a fase de grupos da Libertadores 2026. Independentemente disso, a temporada de 2025 já entrou para a história do clube.
Confira os últimos jogos do Mirassol no Brasileirão 2025:
- Santos (fora) - 34ª rodada
- Ceará (casa) - 35ª rodada
- Vitória (fora) - 36ª rodada
- Vasco (fora) - 37ª rodada