
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (10) que o Brasileirão de 2026 contará com o uso da tecnologia de impedimento semiautomático.
O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Samir Xaud, durante a reunião inaugural do Grupo de Trabalho da Arbitragem, que vai construir, em até 60 dias, as diretrizes para a modernização e a profissionalização dos árbitros no país. Segundo ele, o novo sistema representa mais um passo no processo de modernização do futebol brasileiro.
“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado”, afirmou.
A tecnologia
A tecnologia será implantada pela empresa Genius Sports, que também presta serviços à Fifa, à Associação de Futebol da Inglaterra (FA) e à Associação do Futebol Argentino (AFA). A expectativa é que o novo recurso torne as decisões de arbitragem mais rápidas, precisas e transparentes.
O Grupo de Trabalho da Arbitragem será presidido por Netto Góes, vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol. Ele apresentou o cronograma de ações do GT e destacou as duas principais frentes do projeto: o investimento em tecnologia e a construção de um modelo sustentável de profissionalização dos árbitros.