
A briga contra o rebaixamento no Brasileirão deve ser intensa até a última rodada. Após a derrota para o Palmeiras na última quinta-feira (6), o Santos entrou na zona de rebaixamento, aumentando as chances de queda para 50%. Grêmio e Inter, mesmo fora do Z4, também seguem ameaçados.
Evidentemente que a situação mais complicada é a do Sport, que pode ser rebaixado já neste final de semana caso não vença o Atlético-MG e o Vitória, primeiro fora da zona da degola, pontue diante do Botafogo. Juventude e Fortaleza, outros integrantes do Z4, também enfrentam situação delicada.
Santos muito ameaçado pelo Z4
O Santos se complicou e viu as chances de ser novamente rebaixado para a Série B chegarem a 50%. Além de terminar a rodada no Z4, o Peixe tem uma sequência muito complicada pela frente: além de encarar o Flamengo, vai fazer outro jogo diante do Palmeiras, válido ainda pelo 1º turno.
Por outro lado, o Vitória, que começou a rodada entre os quatro piores, fez o dever de casa e deixou a zona da degola. Com isso, ganhou fôlego novo e diminuiu o risco de queda para menos de 50%.
Dupla Gre-Nal corre riscos; Sport em situação delicada
Grêmio e Inter ainda não se livraram completamente da possibilidade de queda para a Série B. Ambos venceram apenas uma vez nas últimas quatro rodadas. O Colorado é o mais ameaçado, com 15% de probabilidade, contra cerca de 2% do Grêmio.
Na lanterna do Brasileirão, o Sport tem uma situação praticamente irreversível, apontam os dados da UFMG, que colocam o Leão com 99,9% de chances de voltar para a Série B. A distância para o Vitória é de 17 pontos, e o time pernambucano tem apenas 21 pontos em disputa.
Veja as probabilidades de rebaixamento no Brasileirão 2025:
- Grêmio = 2,6%
- Internacional = 15,1%
- Vitória = 47,8%
- Santos = 50,5%
- Fortaleza = 87,3%
- Juventude = 91%
- Sport = 99,9%