
Não tem sido uma semana fácil para o Rio de Janeiro. Com um megaoperação que provocou mais de 120 mortes nos complexos da Penha e do Alemão, a cidade está no noticiário policial não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Enquanto essa realidade não deixa o cotidiano dos cariocas, o futebol tem sido um dos alívios da cidade.
Na noite desta quarta-feira (30), o Flamengo empatou com o Racing, em Avellaneda, na Argentina, e conseguiu uma vaga para a final da Libertadores, que está marcada para Lima, no Peru, em 29 de novembro. Com isso, o Rio de Janeiro terá representante na final da competição mais importante da América do Sul pelo quinto ano seguido.
Veja a sequência de finais dos times cariocas:
2025: Flamengo na final
Depois de vencer o Racing por 1 a 0 no Rio, o rubro-negro segurou um 0 a 0 no El Cilindro graças à grande partida do goleiro argentino Agustín Rossi e com menos um na reta final. Com isso, o clube se prepara para sua quinta final da Libertadores, a quarta nas últimas sete edições. A final será contra LDU ou Palmeiras, que decidem vaga nesta quinta-feira (30).
2024: Botafogo campeão
Em partida histórica, com mais de 40 mil torcedores do Botafogo no Monumental de Ñúnez na Argentina, o Glorioso venceu o Atlético-MG por 3 a 1 mesmo com um homem a menos desde o primeiro minuto de jogo depois que Gregore foi expulso. Foi o primeiro título da Libertadores do alvinegro.
2023: Fluminense campeão
Com a final já programada para o Maracanã, os tricolores tiveram a oportunidade de comemorar o título em casa. A vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors veio só na prorrogação, com gol de John Kennedy — o mais importante da história do clube, que também não tinha uma Libertadores. O título coroou a passagem de Fernando Diniz no Fluminense.
2022: Flamengo campeão pela 3ª vez
Em uma reta final com amplo domínio do Flamengo, o clube bateu o Athletico Paranaense por 1 a 0, gol de Gabigol, numa partida em que o adversário teve o zagueiro Pedro Henrique expulso aos 43 minutos do primeiro tempo. A partida foi disputada no Estádio Monumental, em Guaiaquil, no Equador.
2021: Deyverson tira título do Fla
Num jogo nervoso no Estádio Centenario, em Montevidéu, o Palmeiras venceu por 2 a 1, com gol de Deyverson na prorrogação. O gol decisivo ficou marcado por uma falha de Andreas Pereira, que escorregou ao tentar dar um passe na defesa para David Luiz. Atualmente, Andreas atua no Palmeiras, que pode ser o adversário rubro-negro em Lima.
