O Mané Garrincha recebeu partida da seleção brasileira em março
Rafael Ribeiro/CBF
O Mané Garrincha recebeu partida da seleção brasileira em março

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, ofereceu o estádio Mané Garrincha para sediar a final da Libertadores 2025 . A iniciativa acontece um dia após a cidade de Lima, capital do Peru e atual sede da decisão, entrar em estado de emergência. A decisão continental está marcada para o dia 29 de novembro.

O estádio da capital brasileira foi colocado à disposição da Conmebol, organizadora da Libertadores, e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como uma sede alternativa caso a situação em Lima não melhore.

“Trata-se do segundo maior estádio do Brasil, com capacidade de 72.851 espectadores, dispondo, portanto, de porte para sediar esse importante evento esportivo”, escreveu Ibaneis Rocha no documento enviado para as entidades.

Decretado pelo presidente peruano  José Jerí, o estado de emergência é válido por 30 dias, e foi feito para conter a onda de criminalidade na cidade. Pelo prazo indicado, o efeito acaba antes da final da competição continental, marcada para ser realizada no Estádio Monumental de Lima .

"O estado de emergência, aprovado pelo Conselho de Ministros, entra em vigor à meia-noite e por 30 dias na região metropolitana de Lima e Callao, e apresenta uma nova abordagem. Estamos passando da defensiva para a ofensiva na luta contra a criminalidade, uma luta que nos permitirá recuperar a paz, a tranquilidade e a confiança de milhões de peruanos", afirmou o presidente peruano.

🔥Odds - Quem vai para a final?
racing Empate flamengo
Novibet 4.20 4.6 1.20
Superbet 4.60 4.6 1.20
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Dois clubes brasileiros podem ser afetados diretamente pela mudança. As semifinais da Libertadores 2025 estão sendo disputadas entre Flamengo x Racing , da Argentina, e Palmeiras x LDU, do Equador. Os finalistas serão conhecidos na próxima semana, entre os dias 29 e 30 de outubro.

Mudança não seria novidade

A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o assunto, porém uma mudança em cima da hora não seria novidade na Libertadores. Em 2019, a decisão estava marcada para ser realizada em Santiago, no Chile. Entretanto, uma onda de protestos que tomava o país fez com que Flamengo x River Plate fosse disputado justamente em Lima, no Peru.

Mané Garrincha sem jogos desde julho

Caso a mudança seja confirmada pela Conmebol, a final da Libertadores será o primeiro jogo que o estádio Mané Garrincha recebe desde julho. A última partida no estádio da capital do Brasil aconteceu no dia 12 de julho, no clássico entre Vasco e Botafogo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fogão venceu por 2 x 0, com gols de Arthur Cabral e Nathan Fernandes.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes