Chegou o momento tão esperado para os fãs da NBA. A partir desta terça-feira (21), é iniciada a temporada 2025/2026 da principal liga de basquete do planeta. O primeiro jogo será entre Oklahoma City Thunder e Houston Rockets, além de um confronto entre LeBron James e Stephen Curry, astros de Los Angeles Lakers e Golden State Warriors, respectivamente.
Até 12 de abril do ano que vem, cada um dos 30 times disputará 82 partidas da temporada regular, além dos playoffs. ESPN (TV fechada), Disney+ (streaming) e Amazon Prime Video (streaming) são as plataformas que transmitirão os jogos. A final passará também na tela da Band (TV aberta).
Favoritos ao título
Oklahoma City Thunder
O Oklahoma aparece obviamente no topo da lista de favoritismo pelo fato de ser o atual campeão da NBA. O time espera ser dominante em quadra assim como foi na temporada passada. A base campeã foi mantida para a nova disputa.
O armador canadense Shai Gilgeous-Alexander é um dos seus principais jogadores. Não à toa, ele foi escolhido como MVP ( Most Valuable Player , ou jogador mais valioso) da temporada passada. Anteriormente, o desempenho do atleta canadense foi de 32,7 pontos, 6,4 assistências e cinco rebotes. Além destes números, ele teve o aproveitamento de 51,9% nos arremessos.
Outro destaque é o ala-armador Jalen Williams . Presente na última edição do All-Star Game, ele é o segundo maior pontuador da equipe, ficando atrás somente de Shai Gilgeous-Alexander. Na temporada passada, Williams teve a média de 21,6 pontos, 5,3 rebotes e 5,1 assistências.
Denver Nuggets
Logo atrás do Thunder vem o Denver Nuggets, atual vice-campeão. A equipe do Colorado é toda montada com base no seu astro principal: o pivô sérvio Nikola Jokic . Ele é cotado para ser eleito o MVP da temporada regular 2025/2026.
No campeonato passado, Jokic se tornou o terceiro jogador em toda a história da NBA a conseguir uma média de triplo-duplo. Foram 29,6 pontos, 12,7 rebotes e 10,2 assistências.
Os Nuggets conseguiram manter o ala lituânio Jonas Valanciunas, outro nome importante do time. O ala-pivô Cam Johnson veio do Brooklyn Nets . Um dos seus pontos fortes dentro de quadro são os arremessos certeiros dentro do perímetro.
Cleveland Cavaliers
A franquia de Ohio é uma das potências da Conferência Leste, tendo condições de conquistar o troféu. Na última temporada regular, a campanha foi de 64 vitórias e 18 derrotas. Por conta de somente duas vitórias, o time não bateu o próprio recorde histórico, de 2008/2009.
Um dos principais jogadores da atualidade do Cleveland é o armador Donovan Mitchell, contratado em 2022. Ele esteve presente na última edição do All-Star Game.
Movimentações importantes
- O armador Damian Lillard, eleito nove vezes All-Star, assinou a sua volta para o Portland Trail Blazers – equipe no qual se destacou temporadas passadas;
- O também armador Kyle Lowry foi outro jogador que também voltou ao seu antigo time. Ele, que no ano passado jogou no Miami Heat, vai defender o Philadelphia 76ers ;
- ·O veterano Russell Westbrook, MVP em 2017, estava como agente livre após saída do Denver Nuggets e assinou com o Sacramento Kings .
Jogos de destaque
Terça-feira (21 de outubro)
- 20h30 – Oklahoma City Thunder x Houston Rockets
- 20h30 – Los Angeles Lakers x Golden State Warriors
Quarta-feira (22)
- 20h00 – New York Knicks x Cleveland Cavaliers
- 20h30 – Boston Celtics x Philadelphia 76ers