A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro manteve Palmeiras e Flamengo como principais candidatos ao título. Ambos venceram seus jogos e continuam com uma boa distância para o Cruzeiro, atual 3º colocado e que vem de empate no clássico contra o Atlético-MG.
O Palmeiras recebeu o Red Bull Bragantino no Allianz Parque e, mesmo saindo atrás do placar, aplicou uma goleada por 5 x 1 com show de Vitor Roque, que marcou dois.
Bruno Fuchs, Felipe Anderson e Flaco López completaram a goleada. Essa foi a quarta vitória consecutiva do time de Abel Ferreira, levando o Verdão aos 61 pontos.
Até a rodada passada, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras tinha 69% de chances de sagrar-se campeão. Agora, esse número deu uma leve diminuída, passando para 68,5%.
Flamengo vence e volta a sonhar com o título
Essa mudança na probabilidade de o Palmeiras ser campeão também passa pelo Flamengo, que venceu o Botafogo, fora de casa, por 0 x 3 com gols de Pedro, Luiz Araújo e Gonzalo Plata.
O resultado encerrou uma sequência de dois jogos sem vitória do rubro-negro, e alguns quesitos explicam o aumento na chance de título do rubro-negro.
Pela força do elenco e por ter jogos, em tese, mais “fáceis” do que o Palmeiras, a probabilidade de título se aproximou dos 30% - 28,4% -, de acordo com a UFMG.
Flamengo x Palmeiras no Maracanã pode decidir o Brasileirão
A tendência é que esses números sofram grandes mudanças após a rodada de domingo (19). Afinal, Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Maracanã pela 29ª rodada.
Uma vitória do Flamengo iguala os clubes em pontuação, mas o Palmeiras, de qualquer maneira, terminará a rodada como líder do Brasileirão por ter duas vitórias a mais (19 contra 17).
Já um triunfo do Verdão, praticamente, decide o Campeonato Brasileiro, uma vez que a diferença será de seis pontos, com nove rodadas para serem disputadas.
Acostumado a decisões e jogos grandes, o time de Abel Ferreira, dificilmente, deixaria uma vantagem dessas escapar.
Caso o confronto termine empatado, o Palmeiras deve ampliar o favoritismo porque vai manter a distância para o principal rival. Além disso, o fato de ter duas vitórias a mais é um fator crucial na reta final da temporada.
Cruzeiro corre por fora, mas ainda sonha
Ainda há, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, um terceiro candidato a ser campeão do Brasileirão. O Cruzeiro possui 2,8% de chances e precisa de um milagre para ficar com a taça.
A Raposa se complicou na corrida pelo título após empatar por 1 x 1 com o Atlético-MG, na última quarta-feira (15).
Matheus Pereira marcou o gol do Cruzeiro, que teve Kaio Jorge expulso com menos de 10 minutos da etapa final. O artilheiro do Brasileirão é desfalque certo para o duelo contra o Fortaleza, no próximo sábado (21).