
Quase dez dias após a derrota por 3 x 2 para o Palmeiras, o presidente do São Paulo, Julio Casares, criticou duramente a arbitragem e cobrou mudanças estruturais no futebol brasileiro. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14), o dirigente afirmou que o clube foi prejudicado e defendeu que árbitros e responsáveis pelo VAR também “coloquem a cara para bater”.
“Por que o árbitro não pode atender, de uma forma regulamentada, a imprensa com quatro ou cinco perguntas e ponto final? Ele também tem que colocar a cara para bater, como a gente chama, porque senão fica fácil. Eu erro, peço desculpas…", afirmou Casares, que completou.
“Esses erros não podem voltar a acontecer. E a melhor forma de não voltar a acontecer não é só afastar os árbitros, treinar, etc. Neste caso em particular, essa equipe do VAR e esse árbitro não devem mais apitar jogos do São Paulo. Os pontos não voltarão. Eram quase garantidos os três pontos. A saída é a profissionalização do árbitro, e a renovação do quadro de árbitros."
Lesionado, Oscar segue como desfalque
Casares também falou sobre a nova lesão de Oscar, que machucou a panturrilha esquerda no último sábado. Exames de imagem constataram a contusão, que deve afastar o jogador dos gramados por mais um longo período.
Após se recuperar de uma fratura em três vértebras, Oscar ficou no banco contra Fortaleza e Palmeiras, mas não entrou em campo. A última vez que o meia vestiu a camisa do São Paulo foi em 19 de julho, quando se machucou contra o Corinthians.
“Acredito sim que o Oscar, assim como outros jogadores, são atletas cujas contratações são responsáveis. Até porque o Oscar, quando optou pelo São Paulo, estava sendo pretendido por dois grandes clubes do Brasil. Portanto, o fato dele se contundir está dentro de um panorama esportivo de que outros jogadores também têm essa mesma intercorrência, em razão de vários jogos, gramados diferentes, etc. O que nós esperamos é que ele esteja com o nosso elenco. Recuperando, logo possa trazer as alegrias com o objetivo que foi contratado", analisou.
Contratação "altamente responsável"
O dirigente classificou a contratação de Oscar como “altamente responsável”, disse que espera uma recuperação rápida do meia e reforçou confiança nas escolhas do departamento de futebol.
“Eu acredito que foi altamente responsável, como tem sido responsável todas as nossas contratações. Aquelas evidentes, às vezes não acontecem no primeiro momento. (...) Então, contratação tem uma subjetividade e um momento, a dinâmica depois do tempo responde às questões de acertos, erros, que dependem as vezes de outros fatores", finalizou Casares.
O São Paulo volta a campo na próxima quinta-feira (16), para encarar o Grêmio, fora de casa, às 19h (de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão. O Tricolor Paulista é o 8º colocado com 38 pontos.
