Foi quase. Cabo Verde ficou em empate com 3 a 3 contra a Líbia nesta quarta-feira (8) e adiou o sonho da classificação inédita à Copa do Mundo de 2026 . A partida aconteceu na cidade de Trípoli e foi válida pela penúltima rodada do Grupo D das Eliminatórias da África.
Como fica
Cabo Verde segue líder do grupo, com dois pontos de vantagem sobre Camarões, que venceu a seleção de Maurício nesta rodada. Apesar disso, uma vitória de Cabo Verde contra Essuatíni na segunda-feira (13) já garante a classificação à Copa do Mundo. Uma derrota ou empate de Camarões também define a vaga.
A partida
A Líbia foi quem teve vantagem na partida. Fadel Mansour cruzou a bola e o zagueiro Roberto Lopes, conhecido como Pico, colocou para o próprio gol ainda no primeiro minuto de jogo. Cabo Verde empatou com Telmo Arcanjo, mas Ezzeddin El Maremi e Mahmoud Al-Shalwi fizeram com que a Líbia tivesse vantagem em 3 a 1 até os 30 minutos da segunda etapa.
A ressurreição dos Tubarões Azuis veio após falha do goleiro Murad Alwuheeshi após um chute de longe, mas fraco, de Sidney Lopes Cabral . Alwuheeshi não conseguiu segurar a bola, que foi para a rede. Pouco tempo depois, Willy Semedo empatou a partida. Cabo Verde ainda teve duas outras chances, mas não saiu com a vitória.