
Ser um garoto do Ninho atualmente tem seus benefícios e malefícios. Se por um lado, é uma grande vitrine para o futebol europeu, por outro é difícil de conseguir espaço no profissional. Wallace Yan, de 20 anos, desafiou essa lógica com muita personalidade para “plantar uma sementinha” na cabeça de Filipe Luís. A presença do jovem, entretanto, diminuiu drasticamente dos últimos jogos.
Apesar de não ter chamado a mesma atenção dos companheiros Lorran e Matheus Gonçalves na base, o camisa 64 demonstrou estar mais preparado para lutar por oportunidades na equipe principal. Não à toa, passou a aumentar gradativamente os minutos que recebia em campo. E ele tratou de aproveitá-los ao máximo.
ODDS: Na Betsul, vitória do Estudiantes paga 3.65; empate, 2.57; do Fla, 2.14
Brilho no Mundial de Clubes
Apesar de ter apresentado números e desempenho no Carioca — principalmente durante período prévio à entrada dos profissionais no torneio — o grande ponto de virada para Wallace foi o Mundial: foi o artilheiro do Flamengo com dois gols, mesmo somando apenas 38 minutos jogados.
O nível de atuação apresentado no pouco tempo que atuou na competição internacional fez Filipe abrir mais espaço para o garoto, com quem já havia trabalhado no sub-20. O camisa 54 esteve em campo nas sete partidas seguintes, sendo duas delas como titular. Mas a última delas parece ter feito o treinador dar uma freada com as oportunidades.
Decisivo na eliminação da Copa do Brasil
Os confrontos contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, foram um verdadeiro teste de fogo para Wallace Yan, e não necessariamente pela força do adversário. Considerado provocativo em campo, ele foi criticado por Hulk e virou um alvo dos adversários, que tentavam o desestabilizar emocionalmente a todo instante.
Após jogar 32 minutos na etapa final da ida, em que o Flamengo perdeu por 1 a 0, o jovem da base foi titular no duelo decisivo. Wallace fez grande partida na vitória que igualou o placar agregado. No entanto, desperdiçou a cobrança na disputa por pênaltis que sacramentou a eliminação. Após o fim do jogo, Filipe Luís saiu em defesa dele:
“Ele é um jogador que tem muita personalidade. Não se esconde, não se acanha para ninguém. (...) O Wallace fez uma grande partida, fez o que estava no plano de jogo. Ele tem personalidade e muito futuro pela frente”.
Posição carente da equipe
Coincidência ou não, mas Wallace Yan viu suas chances diminuírem radicalmente após o pênalti perdido. Ele só entrou em três das nove partidas que o rubro-negro disputou desde então, somando apenas 24 minutos em campo. E em todas elas a vitória já estava praticamente garantida.
O curioso é que o camisa 54 praticamente parou de receber oportunidades em um momento que sua posição carece de um “reserva incontestável”. Apesar do titular Pedro entregar o que se espera, os outros dois concorrentes para ser reposição imediata — Bruno Henrique e Juninho — não vivem bom momento. E os números do garoto indicam que ele poderia ocupar este posto.
Números de Wallace Yan em 2025
- Partidas: 26 (3 titular)
- Gols: 7 (1 a cada 95 minutos)
- Assistências: 3
- Chances criadas: 1
- Passes decisivos: 20
- Dribles certos: 15
